A amoxicilina vem sendo a escolha principal para o tratamento da doença periodontal devido à sua considerável atividade contra vários patógenos periodontais. O metronidazol atua inibindo a síntese de DNA, resultando em morte celular, afeta especificamente a parte da microbiota bucal anaeróbia, inclusive o p.
O especialista em periodontia explica que a doença em seu estágio avançado é tratada no consultório pelo dentista com remoção do tártaro que fica por baixo da gengiva, aderido à raiz do dente. “Muitas das vezes, o paciente pode necessitar de uma cirurgia para essa correção”, esclarece.
Dez opções de remédio caseiro para gengivite
Seguem algumas dicas de como prevenir problemas gengivais e periodontais:
Assim como toda doença bucal, a periodontite tem suas consequências que refletem não só na boca, mas também no organismo como um todo. "A gengiva fica inflamada, levando em sua progressão a perda óssea, o que leva a queda do elemento dentário e com menos dentes a mastigação fica prejudicada", esclarece ele.
A recuperação depende de paciente para paciente. Mas em média demora de 01 dia para a raspagem. A recuperação da periodontite está ligada ao tipo de procedimento realizado. Sendo tratamento clínico demora até 48 horas e tratamento cirúrgico demora até 07 dias.
Segundo a tabela de procedimentos odontológicos do Conselho Regional de Odontologia (CRO), uma limpeza completa deve custar no mínimo R$ 200,00. Esse valor, no entanto, pode chegar a R$ 1 000,00, dependendo da qualificação do profissional, região e localização do consultório.
Em relação ao tempo que demora para cicatrizar, após a extração de um dente, este varia, habitualmente, entre 7 a 10 dias, se falarmos apenas da cicatrização ao nível dos tecidos moles( gengiva). Uma cicatrização completa(formação de osso)poderá demorar cerca de dois meses ou mais.
O Periogard 0,2 % normalmente não é utilizado durante mais de 7 dias de cada vez. Apenas pode ser utilizado durante um período superior de tempo se aconselhado pelo seu médico ou dentista.
Dosagem posologia: Deve-se bochechar 15ml de solução não diluída (uma tampa cheia) pela manhã e à noite, após higiene bucal. O uso de Periogard deve ser iniciado após profilaxia em consultório e seguir fazendo higiene bucal diária.
Como usar Colgate Periogard Sem Álcool?
De acordo com especialistas, o uso de enxaguante bucal deve ser realizado de uma a duas vezes por dia após a escovação dos dentes. Ultrapassar esse limite pode ser prejudicial à saúde, já que, por se tratar de um produto “forte”, ele corre o risco de agredir a mucosa bucal caso seja utilizado em excesso.
O enxaguatório deve ser usado duas vezes ao dia, nos períodos da manhã e à noite, sempre após a escovação e geralmente por cerca de 30 segundos, em forma de bochecho.
O enxaguante deve ser utilizado sempre depois da escovação, fio dental e raspagem da língua, já que a boca tem que estar livre de placa e impurezas para o produto agir....Além dos dentes, outra parte muito importante e que nunca se deve esquecer de escovar é:
O item tem como objetivo auxiliar a eliminação de milhões de bactérias e não possui álcool na sua composição, deixando você sem ardência ao bochechar. Ele também ajuda a prevenir e diminuir as bactérias que provocam a placa bacteriana e algumas doenças, como a gengivite.
A quantidade ideal varia de acordo com a necessidade de cada um. Se a pessoa estiver fazendo um tratamento periodontal, por exemplo, o dentista pode indicar o uso pontual do produto. Mas, de maneira geral, os especialistas recomendam o uso apenas duas vezes ao dia, mas sempre com orientação profissional.
O digluconato de clorexidina a 0,12% é atualmente a versão mais usada para evitar a formação do biofilme dental e o desenvolvimento da gengivite. Enxaguantes com clorexidina também são indicados no período pós-cirúrgico e para a desinfecção das escovas dentais.
Os 10 Benefícios do Enxaguante Bucal Para Dentes e Gengivas
Rotina simples
Gargarejo com água morna e sal ou enxaguante bucal Alguns exemplos de enxaguantes com estas características são o Oral-B Complete Menta Natural, Oral-B Complete Hortelã, Colgate Periogard sem álcool ou Kin Cariax, por exemplo.
LISTERINE | Listerine® Cool Mint Zero Álcool Com sabor de menta suave, ele é o melhor enxaguante bucal para quem busca uma opção para utilizar todos os dias, após a escovação.
Se você está preocupado com o mau hálito, seja relacionado aos cáseos amigdalianos ou não, lavar a boca com um enxaguante bucal vai ajudar a refrescar seu hálito e a eliminar a maioria das bactérias.
O especialista sugere que o ideal é sempre, após as refeições, principalmente almoço e jantar, realizar gargarejos com enxaguantes bucais sem álcool, para limpeza das amígdalas.
Problemas estomacais Alterações e doenças estomacais como má digestão, gastrite e refluxo gastroesofágico também provocam um cheiro ruim que vem da garganta. No caso do refluxo, o ácido do estômago ou da bile voltam por meio do esôfago, provocando irritação na mucosa.