Os distúrbios ou transtornos da aprendizagem ocorrem em crianças que apresentam um bom desempenho intelectual, mas afetam algumas funções cognitivas. Distúrbios da leitura, da expressão escrita ou que envolvem a capacidade matemática são os mais comuns.
Transtornos do neurodesenvolvimento são condições que se iniciam na infância e tem impacto importante no funcionamento pessoal, social, acadêmico ou profissional. Em sua maioria, envolvem déficits sérios na interação social e em habilidades de comunicação.
Quais são as principais doenças psiquiátricas?
Transtornos do espectro autista são distúrbios do neurodesenvolvimento caracterizado por deficiente interação e comunicação social, padrões estereotipados e repetitivos de comportamento e desenvolvimento intelectual irregular, frequentemente com retardo mental. Os sintomas começam cedo na infância.
Autismo: use autista, pessoa com autismo. Não use o termo autista fora do contexto, como referência a alienação. Pessoa normal: o correto é dizer pessoa sem deficiência, pessoa não deficiente.
Atualmente, o termo oficial e CORRETO que foi definido pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito das Pessoas com Deficiência é PcD que significa Pessoa com Deficiência, pois ele esclarece que há algum tipo de deficiência sem que isso inferiorize quem a tem.
“Pessoas portadoras de deficiência”. Termo que, utilizado somente em países de língua portuguesa, foi proposto para substituir o termo “pessoas deficientes”. Pela lei do menor esforço, logo reduziram este termo para “portadores de deficiência”. O “portar uma deficiência” passou a ser um valor agregado à pessoa.
Para que o trabalhador seja enquadrado como PCD é necessário o laudo médico ou um certificado de reabilitação profissional emitido pelo INSS.