Tem como função principal manter a língua distante da parede posterior da faringe ou para proteger o tubo endotraqueal da compressão dos dentes.
O sistema respiratório funciona garantindo a entrada e saída de ar do nosso corpo. O ar inicialmente entra pelas fossas nasais onde é umedecido, aquecido e filtrado. Ele então segue para a faringe, posteriormente para laringe e para a traqueia. A traqueia ramifica-se em dois brônquios dando acessos aos pulmões.
As pregas vocais, conhecidas como cordas vocais, são duas dobras de músculo e mucosa que se estendem horizontalmente na laringe, com fixação anterior na face interna da cartilagem tireóidea, formando a comissura anterior, a região de convergência de ambas as pregas vocais.
Sintomas de cordas vocais inflamadas
Realmente temos duas cordas vocais que ficam localizadas na laringe (órgão situado no pescoço) paralelas ao chão. Quando vamos falar, o ar passa pelas cordas vocais e elas vibram, produzindo o som. Um dado preocupante da enquete é que mais da metade dos professores que a responderam (52%) disseram que têm rouquidão.
Porque as cordas vocais (tecido musculoso que vibra para nós falarmos) está situado no interior da laringe. Por isso que a laringe é chamado de caixa de voz.
A hipofaringe é a parte da faringe localizada atrás da laringe. A hipofaringe é a entrada para o esôfago. Os alimentos ingeridos passam através da hipofaringe e do esófago até alcançar o estômago. A estrutura da hipofaringe garante que os alimentos passem para o sistema digestivo e não cheguem à via aérea.