Naturalismo é um movimento artístico-cultural que atingiu às artes plásticas, literatura e teatro em meados do século XIX. O Naturalismo é considerado uma ramificação radical do Realismo, pois também tem o objetivo de retratar a realidade assim como ela é.
O realismo é uma vertente literária que se concentra em retratar a vida e o dia-a-dia da pessoa comum. ... O realismo é um movimento literário caracterizado pela representação da vida real. O naturalismo é a consequência do realismo literário, influenciado por teorias científicas.
Uma nova tendência, baseada na trama psicológica e em personagens inspirados na realidade, toma conta da literatura ocidental. Estava inaugurado o Realismo-Naturalismo. ... Enquanto o livro de Machado apresenta acentuado viés realista, o de Aluísio é claramente naturalista.
O Realismo e Naturalismo são movimentos literários que surgiram na Europa em meados do século XIX. O marco inicial do realismo foi a publicação da obra Madame Bovary (1857), de Gustave Flaubert. Já o naturalismo, tem início em 1867 quando foi publicado o romance Thérèse Raquin, de Émile Zola.
O realismo foi um movimento literário e artístico que teve início em meados do século XIX, na França.
Romantismo (de 1836 a 1881); Realismo (de 1881 a 1893); Simbolismo (de 1893 a 1922); Modernismo (de 1922 a 1945);
O contexto histórico-cultural certamente influencia os escritores e lhes fornece substância para suas obras, mas é por meio da linguagem que eles expressam essa substância.
A história da literatura procura entender todas as modificações que a produção literária passou ao longo da evolução da sociedade. Para este estudo, a análise e compreensão dos textos literários são muito importantes, pois nos ajudam a entender melhor o contexto histórico em que o texto foi escrito.
A literatura seria uma manifestação dos anseios, sentimentos e expressões do artista pautados na realidade, na sociedade e no contexto histórico em que vive. Muitas vezes usa linguagem literária (sem padrões estabelecidos) e de forma conotativa, levando o leitor a criar uma realidade.
A maior parte da literatura foi escrita em latim e tratava de temas religiosos. O principal objetivo dessa produção era comprovar a existência de Deus e da alma. Nessa época, o universo era compreendido dentro de uma hierarquia de seres.
A cultura literária constrói-se diversificando os nossos hábitos de leitura. Leiam os clássicos, os menos clássicos, os que nunca serão clássicos, mas não se limitem a isso. Expandam o vosso conhecimento lendo ensaios, biografias, livros de arte, ciências, história, filosofia, etc.
A literatura é arte da palavra por que é por meio de palavras que ela é realizada, seu resultado final que muitas vezes carregam sentimentos como; dores, felicidades, alegrias, tristeza, amores entre outras.
Resposta. A importância da Arte Literatura por meio de literatura ampliar e diversificada nossas visões e interpretações sobre o mundo e da vida como um todo. ... Na adolescência o contato com textos literários parece desaparecer, devido a falta do gosto pela literatura e pela falta de incentivos por parte do professor.