agricultura
A polis era controlada por uma oligarquia aristocrática e possuía uma organização própria e, portanto, independência social, política e econômica. A organização social da polis era constituída basicamente por homens livres (os cidadãos gregos) nascidos na polis, mulheres, estrangeiros (metecos) e escravos.
O agrupamento das tribos e a influência dos Eupátridas determinaram a formação das primeiras Cidades-Estado, ou seja, as pólis gregas. Em muitas dessas pólis, vemos que a povoação se desenvolvia em torno da acrópole. Situada no ponto mais alto da cidade, esse espaço congregava os palácios e templos de uma pólis.
Resposta. As pequenas unidades familiares de produção agrícola eram chamados de genos, que foram estabelecendo alianças entre si para tornar a defesa de seus territórios mais fácil.
Verificado por especialistas Inclusive, foi dado esse direito aos menos favorecidos, que nesse caso, eram os chamados artesãos. Já no espaço privado, as pessoas que ali pertenciam, decidiam o que era melhor para si. Obviamente que suas decisões não poderiam afetar aquelas que diziam respeito ao espaço público.
Na Grécia antiga a política era assunto de todos os cidadãos, e o governo da pólis se encontrava nas mãos de todos aqueles que integravam o corpo cívico. Havia na antiguidade grega uma participação muito próxima dos que detinham a condição de cidadãos na condução dos assuntos da cidade.
Como, criação das cidades-estados (sociedades e modos de convivencia), e dentro dessas cidades eles possuíam diversas leis e modos de tratamento, ou seja, a politica foi importante, principalmente, por que auxiliou os gregos a ter uma sociedade ''organizada''.
A pólis ou cidade-estado era importantíssima para a filosofia pois lá , na Grécia antiga ( que foi onde iniciou-se a filosofia ) situavam-se as polis , e nas polis , existia a àgora , que era basicamente , uma praça onde as pessoas praticavam e desenvolviam a filosofia.
O termo política é derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à Pólis, ou cidade-Estado grega. Por extensão, poderia significar tanto cidade-Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana.
A Grécia Antiga era o que chamavam de colcha de retalhos: diversas cidades independentes que viviam sob a mesma cultura, mas sem grandes vínculos de união. Geralmente situadas ao redor do mar Egeu, tendo o mar Mediterrâneo ao sul, as cidades gregas se “expandiram” para diversos continentes.
A Grécia antiga tem como uma das principais características a formação das cidades-estados, seno as mais importantes a cidade de Esparta e Atenas. As cidades-estados foram surgindo por meio da junção de varias colônias de povos que foram se assentando ao redor do mar mediterrâneo e mar negro.