A França Pré-Revolucionária - portanto, antes de 1789 - era um país profundamente desigual, que passava por uma grande fome causada por uma colheita ruim, afundada em dívidas e onde apenas uma parcela minúscula da população tinha plenos direitos civis e políticos.
Durante o período pré-revolucionário os trabalhadores e mais pobres é que arcavam com o peso dos impostos, enquanto que a nobreza, a coroa e o clero se beneficiavam da situação, motivo pelo qual a Revolução Francesa ganhou força.
Detalhe: O 3º estado carregava o primeiro e o segundo nas costas. A política econômica era mercantilista. ... "O poder político na França Pré-Revolucionária é baseado no governo do Rei Absolutista, que governa juntamente com o 1º estado (clero) e o 2º (nobres), os chamados privilegiados.
A França começou a passar por uma grande crise econômica, os preços começaram a subir e a população começou a sofrer com a fome e com a miséria, no campo a população não tinha como trabalhar pois não haviam condições favoráveis, e nas indústrias a crise era a mesma, o que fez com que muitos trabalhadores ficassem ...
Naquela época, a principal atividade econômica na França era a agricultura: aproximadamente 80% da população viviam e trabalhavam no meio rural. Durante a metade do século XVIII, uma grande parte da população passava fome. Tudo porque os pesados impostos empobreciam o povo.
Resposta: Antes da convocação dos Estados Gerais, uma terrível seca havia afetado as plantações francesas e imposto uma grave crise de abastecimento entre a população.
Diversos motivos fizeram com que o rei Luís XVI convocasse os Estados-Gerais, dentre eles podemos citar : Déficit financeiro da França, ou seja, o país não tinha uma distribuição igualitária com todos ; as sucessivas guerras contra a Inglaterra, fizeram com que a renda despencasse ; insatisfação do povo, que sofria ...
Qual a intenção política inicial quando o governo francês promoveu a convocação dos Estados-Gerais? RESPOSTA: Os nobres e grandes proprietários de terras almejavam realizar a consagração de leis que amenizassem os problemas econômicos nacionais.
Em maio daquele ano, os Estados-gerais foram convocados para a formação de uma assembléia que deveria mudar o conjunto de leis da França. Nesta assembléia, dividia-se a população francesa em três grandes classes sociais, cada uma representando um estado.
Qual ação o Terceiro Estado tomou para que o governo francês aceitasse transformar os Estados Gerais em uma Assembleia Nacional Constituinte? RESPOSTA: ... Mediante os problemas da época e as urgentes necessidades de reforma, clero e nobreza acabaram acatando o estabelecimento dos Estados Gerais.
Foi então que a Assembleia Nacional Constituinte, instalada em Paris no dia 14 de julho de 1789, resolveu no dia 4 de agosto decretar o fim do feudalismo, com o fim dos direitos feudais e dos privilégios, instaurando a igualdade entre todos.
Abaixo as principais reivindicações do terceiro estado na reunião dos Estados Gerais de 1789: Abolição da divisão de votos entre classes: cada classe, à época, poderia votar uma vez, mas os nobres e o clero sempre estavam associados, vencendo o terceiro estado.
Que a assembleia dos estados gerais cuida principalmente dos seus interesses e já a assembleia nacional cuidar dos interesses de todos!
O Juramento do Jogo da Péla foi a base do início das reuniões do Terceiro Estado que visava criar uma nova Constituição. A França já passava por um momento de déficit econômico, falências de fábricas e dívidas externas.
O estabelecimento da Assembleia Nacional Constituinte, no contexto da Revolução Francesa, foi um ato revolucionário pois, pela primeira vez na história da França, houve um governo estabelecido pelos governados.
Brasão da Assembleia Nacional Constituite Francesa. A Assembleia Nacional Constituinte (em francês: Assemblée nationale constituante) foi proclamada menos de três meses após a abertura da Assembleia dos Estados Gerais, nas primeiras fases da Revolução Francesa.
A sociedade francesa, na época, estava dividida em três partes, conhecidas como Estados:
Cada estado dava um voto! ... Quando se juntavam, cada estado tinha direito a um voto, assim seriam 3 votos no fim, houveram muitos problemas inclusiva na Revolução Francesa, em que o 1° e 2° estado queriam se juntar e dar 2 votos iguais, o que o fariam ganhar contra o 3° estado.
As principais medidas tomadas foram: a abolição do regime feudal dos camponeses e dos privilégios da nobreza e do clero; adoção da Monarquia Constitucional, em que o rei teria que governar seguindo os princípios da Constituição, e a criação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que tinha como principais ...
A Constituição francesa de 1791 foi a primeira lei maior da França, resultado direto da Revolução de 1789 e incorpora a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, dentro do princípio constitucionalista de se impor limites ao poder real. ... O documento teve forte inspiração na Constituição dos Estados Unidos.
As principais mudanças advindas da Constituição Francesa de 1791 foram: o fim do absolutismo, a igualdade jurídica dos cidadãos, a tortura foi abolida, a economia foi tornada livre, a religião estava separada do Estado e também era livre, os bens da Igreja foram confiscados, os poderes foram divididos em Executivo, ...