Explicação: A Mesopotâmia ficava localizada no Oriente Médio, entre os rios Tigres e Eufrates, e foi graças aos rios que os povos mesopotâmicos puderam desenvolver a agricultura e a pecuária, pois os rios deixavam o solo fértil. Com o solo fértil e a disponibilidade de água, o homem começou a plantar e a criar animais.
Estes rios eram de fundamental importância para os povos desta região, pois permitiam o cultivo de alimentos - eram utilizados como fonte de irrigação na agricultura -, forneciam uma defesa natural contra invasões, posto que é especialmente difícil combater atravessando um rio e forneciam rotas comerciais que ...
A importância dos rios para civilizações como a mesopotâmica e egípcia é de que eles proporcionaram o seu surgimento, visto que somente com o uso da água dos rios é que foi possível a prática da agricultura e formação das cidades.
O estudo da civilização mesopotâmica é fundamental para compreendermos características culturais presentes em nossa sociedade na atualidade. ... Os mesopotâmicos nos legaram importantes influências culturais.
Um dos principais legados deixados pelos mesopotâmios foram as técnicas agrícolas, técnicas de irrigação, o estabelecimento de comércios, técnicas de trabalhos com alguns metais e cerâmicas, além de descender deles o primeiro alfabeto que se tem conhecimento.
As classes sociais - A sociedade estava dividida em classes: nobres, sacerdotes versados em ciências e respeitados, comerciantes, pequenos proprietários e escravos. ... Dominados: camponeses, pequenos artesãos e escravos (normalmente presos de guerra).
SOCIEDADE E PODER – A sociedade da Mesopotâmia era formada por: Rei (estavam no topo da pirâmide social), Sacerdotes, nobres e militares, comerciantes, escribas e artesãos e na base da pirâmide social estavam os camponeses e escravos.
A população mesopotâmica nasceu através das conquistas de dois principais povos: os sumérios e os acádios. Depois deles que se formaram outros, como os babilônios, assírios e hititas. As primeiras cidades da civilização mesopotâmica – Ur, Uruk e Nippur – foram construídas pelos sumérios.
As principais manifestações da arquitetura mesopotâmica eram os palácios, em geral muito grandiosos; como havia pouca pedra, as paredes tinham que ser grossas, pois eram feitas de tijolos. Os templos possuíam instalações completas, com aposentos para os sacerdotes e outros compartimentos.