A religião celta era politeísta com características animistas, sendo os ritos quase sempre realizados ao ar livre. Suspeita-se que algumas das suas cerimônias envolviam sacrifícios humanos. O calendário anual possuía várias festas místicas, como o Imbolc e o Belthane, assim como celebrações dos equinócios e solstícios.
Entre as regiões que os celtas instalaram-se estão a Península Ibérica (atual Portugal e Espanha); a Gália, região da atual França; as ilhas britânicas, onde hoje fica a Irlanda e o Reino Unido; a Trácia, no leste europeu (atual Bulgária); e a Ásia Menor, na atual Turquia.
Na Irlanda, essa formação eram chamadas de túath. Nelas, cada uma possuía seu líder, em alguns casos, o túath poderia conter um forte, onde viveria a nobreza ou a família aristocrata governante. Ainda sobre a estrutura social, os Celtas se dividiam em: druidas, nobreza, aristocracia, plebe e escravos.
Música Celta, sua origem e influencias Historiadores remetem esta origem, a influência da união dos povos da Irlanda, Escócia, Bretanha, Galiza, País de Gales e Cornualha. Segundo eles, o inicio se deu há 20 mil anos atrás (período Mesolítico). ... Esta foi chamada de 'A grande epopeia do povo Celta'.
Um símbolo celta usado até hoje entre os irlandeses é o Claddagh ring. Ele é composto de três partes, cada uma com o seu próprio significado: a coroa simboliza a lealdade, o coração representa o amor e as mãos que o seguram simbolizam a amizade. Esse símbolo pode ser encontrado, principalmente, em anéis.
Triskle é um símbolo celta que representa as tríades da vida em eterno movimento e equilíbrio.
O cavalo simboliza a lealdade para com os humanos, visto que com o tempo, o seu esforço contribuiu para que nos possamos deslocar ou carregar objetos, facilitando assim a vida.