TIPOS DE LESÃO
Através dos inúmeros fatores que agem na causa e nos mecanismos de manifestação da lesão, estas são classificadas em reversíveis (quando possuem função alterada e/ou diminuída, com posterior restabelecimento) e irreversíveis (quando perde totalmente sua funcionalidade).
– Metaplasia é uma alteração reversível na qual um tipo celular diferenciado (epitelial ou mesenquimal), é substituído por outro tipo celular de mesma linhagem (Robbins & Cotran, 2015).
O termo hiperplasia é usado quando se quer mencionar o aumento do número de células num órgão ou num tecido. Normalmente, só acontece a hiperplasia se a população celular for capaz de sintetizar DNA permitindo, assim, que ocorra a mitose.
A hiperplasia (assim como a hipertrofia ) pode ocorrer na grande maioria dos sistemas corporais como resposta fisiológica do corpo a algum estímulo. Ocorre por mitose das células , se a população celular for capaz de sintetizar DNA.
A hiperplasia é um aumento no número de células de um órgão ou tecido em decorrência de estímulos externos. Esse processo pode ocasionar um aumento do volume dos órgãos ou uma neoplasia benigna.
Essas doenças são, no geral, as grandes responsáveis pelo aumento no tamanho da próstata. Quando esse aumento é benigno, chamamos o problema de Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), e se for maligno, chamamos de câncer de próstata.
A hiperplasia prostática benigna (HPB) é um aumento não canceroso (benigno) da glândula prostática, que pode dificultar a micção.
Segundo o dr. Srougi, “a embolização da próstata é indicada, principalmente, quando os medicamentos já não têm mais efeitos contra a hiperplasia e o paciente não pode ou não quer passar por uma cirurgia aberta”.
A hiperplasia prostática benigna (HPB), também conhecida como aumento prostático benigno, é um problema urinário comum que afeta os homens, especialmente aqueles com mais de 50 anos. Ela dificulta o ato de urinar, piorando a qualidade de vida de milhões de homens no mundo todo.
Qual a diferença entre prostatite e Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)? A protstatite, na maioria dos casos, é causada por uma infecção bacteriana, de vírus ou fungos. Já a HPB é o crescimento da glândula prostática em decorrência da proliferação celular (hiperplasia das células do estroma e do epitélio).
Para tratar a próstata aumentada, que normalmente é causada pela hiperplasia benigna da próstata, o urologista geralmente indica o uso de medicamentos para relaxar os músculos da próstata e aliviar os sintomas, como dificuldade para urinar ou vontade repentina de urinar, por exemplo.
Na maior parte dos casos, a próstata aumentada é provocada pela hiperplasia da próstata, uma condição benigna que causa apenas o aumento da próstata, no entanto também pode ser um sinal de problemas mais sérios, como o câncer.
Pesquisas evidenciam uma relação importante entre o consumo de carne vermelha e o aumento do risco de formas agressivas de câncer da próstata. Os alimentos defumados e as carnes bem passadas e submetidas a altas temperaturas, como as usadas em churrascos, são as que representam maiores riscos.
Um excelente remédio caseiro e natural para próstata que pode ser usado para complementar o tratamento clínico da próstata aumentada é o suco de tomate, pois é um alimento funcional que ajuda a diminuir a inflamação da glândula e prevenir o câncer.
Miguel Srougi – Existem três fatores de risco que levam ao crescimento benigno da próstata: história familiar, pele negra e ingestão de gorduras. Quem tem pai ou irmão com hiperplasia, apresenta três vezes mais possibilidade de desenvolver o problema do quem não tem.
Quais são os primeiros sinais de que há problemas na próstata?
Sintomatologia de uma Próstata inflamada
ALIMENTOS QUE PREVINEM O CÂNCER DE PRÓSTATA
Os alimentos indicados para prevenir o câncer da próstata são os ricos em licopeno, como o tomate e mamão, e os ricos em fibras e antioxidantes, como frutas, verduras, sementes e castanhas, que devem ser consumidos de forma regular para que sejam capaz de atuar na prevenção.
Mais recentemente, os pesquisadores descobriram evidências de que comer quantidades maiores de licopeno pode reduzir os níveis de PSA também. Em geral, ir para proteínas magras, como frango, peixe e soja ou outras proteínas à base de plantas, é melhor para a saúde em geral.
Manter hábitos saudáveis é a melhor forma de evitar a doença. Uma alimentação balanceada com frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, aliada à uma ingestão menor de gordura, ajudam a diminuir o risco de câncer.
Praticar exercícios regularmente, manter uma alimentação saudável, não beber, não fumar e consultar-se com um urologista periodicamente após os 40 anos são as principais formas de se proteger do câncer de próstata. No entanto, a ciência estuda outras maneiras de prevenir a doença.
Confira agora neste artigo.
Homens a partir dos 50 anos de idade (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família), devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos. Um desses exames é o toque retal. O exame é rápido e indica se a próstata apresenta algum tipo de alteração.