Não pare agora... A principal característica do gênero em questão é a subjetividade. ... Por meio da poesia, o autor revela suas impressões ligadas ao mais profundo “eu”, extravasando emoções e sentimentos pela expressão verbal rítmica e melodiosa.
Considerado o maior poema épico da língua portuguesa, o texto, publicado por Camões em 1572, é composto de 1102 estrofes. Utiliza estrofes em oitava rima, inventada pelo italiano Ariosto, que consiste em estrofes de oito versos, rimadas sempre da mesma forma (abababcc), num total de 8816 versos decassílabos.
A função desses poemas era preservar a história oral, ou seja aquela que é passada de geração em geração, para que grandes batalhas, conquistas e jornadas não fossem esquecidas, assim como também a história daquele povo não desaparecesse.
A ação do texto épico contém sempre um herói e deve, em geral, apresentar um elemento chamado "maravilhoso", com a intervenção de seres sobrenaturais, como as divindades da mitologia e o Deus dos Cristãos ou a intervenção da feitiçaria, da magia, de crenças populares.
Significado de Épico adjetivo Refere-se a ou próprio da epopeia, dos heróis: livro épico, narração épica. Que descreve em versos os feitos heroicos: os poemas épicos de Homero. Merecedor de pertencer ao domínio de uma epopeia; possuidor da grandiosidade dos heróis: fato heroico.
substantivo feminino De natureza ou do gênero de drama; que se refere a drama. ... Que se refere ao gênero dramático, narrativa capaz de emocionar e de teor comovente. adjetivo [Por Extensão] Diz-se da pessoa que faz drama, chora ou se comove com facilidade. Etimologia (origem da palavra dramática).
Exemplos de Textos Épicos