Abandono; Desejo de estabelecer uma relação estável com o parceiro; Forte desejo pela maternidade, com expectativa de mudança social e de obtenção de autonomia através da maternidade; Meninas com início da vida sexual cada vez mais precoce.
Como fatores determinantes para a gravidez na adolescência foram citados o início precoce da vida sexual, influência da mídia, família, falta de informações nas escolas e equipe de saúde, violência sexual, uso de preservativo, aspectos socioeconômicos e o pensamento mágico da adolescente e, como conseqüências foram ...
As principais causas da gravidez são: o desconhecimento de métodos anti-concepcionais, a educação dada a adolescente faz com que ela não queira assumir que tem uma vida sexual ativa e por isso não usa métodos ou usa outros de baixa eficiência (coito interrompido, tabelinha) porque esses não deixam “rastros”.
“A adolescente não tem maturidade do sistema reprodutor, pois ele ainda não foi totalmente desenvolvido. Em geral, os riscos de uma gravidez na adolescência são o abortamento espontâneo, o parto prematuro e o desenvolvimento de hipertensão arterial.
Dessa forma, toda gravidez em meninas entre 10 e 18 anos são consideradas de risco, pois há maior chance do bebê nascer com baixo peso, prematuro ou a mulher sofrer aborto espontâneo.
Uma gestação é considerada de alto risco quando há chances de complicações na gravidez ou no parto que representem perigo para a mãe, para o bebê ou para os dois. Nestes casos, o acompanhamento médico durante o pré-natal deve ser intensificado e detalhado.
A gestação de mulheres com mais de 35 anos não é mais uma exceção, e tem se tornado cada dia mais frequente. Para o Ministério da Saúde, mulheres com mais de 35 anos são consideradas gestantes de alto risco, pois são mais vulneráveis a algumas doenças como hipertensão gestacional e diabetes gestacional, por exemplo.
1A idade ideal para engravidar está entre os 20 e 30 anos de idade. 2Após os 35 anos de idade, a gravidez pode ser considerada de risco. 3O pico da fertilidade está entre 20 e 24 anos de idade. 4Depois dos 40 anos de idade, tratamentos para a fertilidade costumam ser indicados.
Por questões fisiológicas, as chances ficam cada vez menores com o passar do tempo. Um estudo recente mostrou que a cada ciclo menstrual 20% das mulheres com 30-31 anos irão engravidar. Esse percentual cai para 13,2% na faixa dos 38-39 anos e para apenas 6,6% com 42-44 anos.
Independentemente da sua idade, há algumas mudanças no estilo de vida que você pode fazer para ajudá-la a engravidar, como:
Uma mulher com 40 anos tem chance de 50% de engravidar dentro de um ano. Aos 43 anos, esta chance cai para 1%. Depois de 45 anos fica quase impossível engravidar a partir dos seus próprios óvulos.
Isto porque, sabemos que nas pessoas consideradas férteis, a taxa de gravidez é de até 30% a cada mês. Mesmo com estas taxas, sabemos que no primeiro ano, só cerca de 85% dos casais jovens, saudáveis e com desejo procriativo, vão conseguir engravidar. Este percentual passa para 92-93% ao final de 2-3 anos.
As chances de casais jovens – com menos de 35 anos – engravidar é de 15% a 20% ao mês. Isso se nenhum dos dois apresentarem algum problema de fertilidade. Agora, independente da idade, a chance de gravidez daqueles que querem ter um filho é de 82% ao ano.
O período de tentar engravidar é marcado por grandes expectativas para a maioria dos casais que desejam realizar este sonho o mais rápido possível. A maioria das mulheres espera engravidar dentro de um período máximo de 6 meses.