O título é referência a um poema do pastor e escritor inglês John Donne que se encontra na obra "Poems on Several Occasions" que em português chama-se "Meditações", e invoca o absurdo da guerra, mormente a guerra civil, travada entre irmãos. "Quando morre um homem, morremos todos, pois somos parte da humanidade".
Nenhum homem é uma ilha”, ensinou o poeta e religioso inglês John Donne, lá se vão alguns séculos. Nenhum homem é uma ilha, ensina agora a realidade travestida de pandemia de covid-19, de quarentena obrigatória, de isolamento.
“Nenhum homem é uma ilha”. Esta famosa frase do filósofo inglês Thomas Morus, ajuda-nos a compreender que a vida humana é convívio. Para o ser humano viver é conviver. É justamente na convivência, na vida social e comunitária, que o ser humano se descobre e se realiza enquanto um ser moral e ético.
“Nenhum homem é uma ilha, completa em si mesma. Todo homem é um pedaço de continente, uma parte da terra firme. Se um torrão de terra for levado pelo mar, toda a Europa fica menor – porque perdeu um pouco de si mesma. Por isso, o assassinato de qualquer homem me diminui, já que sou parte da humanidade”.
Ilha é um lugar isolado. O autor usou a expressão que nenhum homem é uma ilha. Na verdade, essa afirmação é verdadeira, pois o homem faz parte de tudo, do continente, do mundo. O homem é um ser naturalmente social e não sabe viver sozinho, isolado de tudo.
O grande filósofo Teilhard de Chardin criou uma célebre frase; no men is an island, ou seja, nenhum homem é uma ilha. Isto significa que o homem não consegue viver isoladamente e precisa um dos outros para a sua sobrevivência.
Resposta. Resumindo: O HOMEM NÃO CONSEGUE VIVER ISOLADAMENTE (SOZINHO) E PRECISA UM DOS OUTROS PARA A SUA SOBREVIVÊNCIA.
Uma ilha é definida como uma área do relevo que se encontra cercada de água por todos os seus lados. Obviamente, como a maior parte da superfície terrestre é formada por água e, portanto, tudo está cercado por ela, existe um limite de tamanho para se definir o que é uma ilha e o que não é.
A partir do movimento das placas tectonicas, ocorre o limite de placas divergentes, ou seja, duas placas se afastam liberando o magma. Após esta liberação, o magma condensa e se transforma em um paredão rochoso ou uma ilha. Sendo assim, uma ilha aumenta de tamanho conforme ocorre o movimento divergente das placas.
Os continentes são porções de terras emersas cercadas de água por todos os lados e que, diferentemente das ilhas, possuem uma ampla extensão territorial.
Indonésia é o país
Há dois tipos de país insular. Um grupo é formado por países de considerável extensão territorial e/ou densamente povoados, como Indonésia, Japão, Sri Lanka, Filipinas, Cuba, Reino Unido e Madagascar. O outro grupo é formado por pequenos países como Malta, Comoros, Bahamas, Tonga e Maldivas.
Groenlândia
a ilha de Marajó
A ilha de Marajó é uma ilha brasileira do estado do Pará, localizada na foz do rio Amazonas no arquipélago do Marajó.
Ilhabela
cidade de Soure
Ilha de Marajó
90 km
A área de abrangência da APA Marajó compreende 12 municípios, os quais compõem as microrregiões de Arari (Cachoeira do Arari, Chaves, Muaná, Ponta de Pedras, Salvaterra, Santa Cruz do Arari e Soure) e Furos de Breves (Afuá, Anajás, Breves, Curralinho e São Sebastião da Boa Vista), com um total de 5.
40.
A ILHA DO MARAJÓ A ilha do Marajó foi habitada, muito antes da chegada dos portugueses, entre os anos 400 e 1.
Marajó fica a duas horas de catamarã e a três horas de barco de Belém. As embarcações partem do porto da capital. Quem vai de carro deve usar a balsa diária de Icoaraci, a 20 km do centro, para Porto Camará.
Como chegar a Salvaterra e Soure
10 horas
Atualmente, o valor da travessia para carros passou a custar R$138 e a travessia de passageiro Icoaraci-Camará é R$ 22,75 (cada pessoa).