EQST

Qual As Caractersticas De Esparta?

Qual as características de Esparta?

Esparta foi uma cidade estado grega que tinha como principal característica um estado oligárquico e militarista. Tinha como um de seus principais objetivos fazer de seus cidadãos modelos de soldados, fortes, corajosos, bem treinados e obedientes.

Quais as características da polis espartana?

Politicamente, Esparta dividia o poder entre dois reis (Diarquia), um militar e outro religioso, que governavam respeitando as decisões da Gerúsia, (conselho composto por 28 anciãos com mais de 60 anos); e a Apela (conselho formado por espartanos acima de 30 anos).

Quem era o rei de Esparta?

Os reis da cidade-Estado de Esparta governavam através de um sistema conhecido como diarquia, onde dois reis de família diferentes governavam com iguais poderes....

  • Aríston de Esparta c. ...
  • Demarato c. ...
  • Leotíquides II c. ...
  • Arquídamo II 469 a.C. - 427 a.C..
  • Ágis II 427 a.C. - 401 a.C./400 a.C..

Qual era a forma de governo que existiam em Esparta?

Em Esparta o governo era uma Monarquia regida por dois reis, denominada de Diarquia. Os reis espartanos faziam parte de duas famílias abastardas – os Ágidos e os Euripôntides. Os comandantes do exército esparto eram os próprios reis e cabia a eles também as funções relacionadas aos assuntos religiosos e militares.

Como era chamado a forma de governo em Atenas?

Há três grandes períodos da política ateniense: a Monarquia, a Oligarquia e a Democracia, sendo a Democracia a forma de governo que Atenas adotou durante o período clássico.

Como era organizada a cidade de Atenas?

A sociedade ateniense era formada por três principais camadas sociais: os cidadãos atenienses, os metecos e os escravos. ... Dessa forma, possuir terras garantia fazer parte da aristocracia ateniense, isto é, os indivíduos que possuíam a propriedade da terra eram chamados de cidadãos atenienses.

Quem não era considerado cidadão na cidade de Atenas?

A condição de cidadão era restrita aos homens livres nascidos em Atenas. As mulheres, os estrangeiros (metecos) e os escravos estavam excluídos dos direitos políticos, o que restringia a participação a uns 10% da população. A cidadania não era considerada um direito, mas um dever.

O que era preciso para ser considerado cidadão em Roma?

A cidadania romana era atribuída somente aos homens livres (nem todos os homens livres eram considerados cidadãos). Os cidadãos tinham o Direito: a ser sujeito de Direito privado (jus civile); ao acesso aos cargos públicos e às magistraturas; à participação das assembleias políticas; e às vantagens fiscais.

Quais eram as formas de se tornar escravo em Atenas?

A mais comum era através da captura em guerras. Várias cidades gregas transformavam o prisioneiro em escravo. Estes, eram vendidos como mercadorias para famílias ou produtores rurais. ... Além de ser uma forma de treinar o futuro soldado, controlava o excesso de escravos na cidade (fator de risco de revoltas).

Como funcionava a escravidão em Atenas?

A escravidão em Atenas Em Atenas, o sistema que imperava permitia que o poder de tomadas de decisões ficasse apenas nas mãos dos homens livres e proprietários, ou seja, de uma pequena parcela da população. Os trabalhadores daquela sociedade eram prisioneiros de guerras que foram transformados em escravos.

Quais as condições de ser escravo na antiguidade?

Os escravos eram de propriedade do Estado e ninguém poderia ser considerado proprietário de um determinado escravo. ... Em geral, os escravos trabalhavam nas propriedades dos patrícios, grupo social romano que detinha o controle da maior parte das terras cultiváveis do império.

Quais eram as condições de vida dos escravos em Roma?

A escravidão na Roma Antiga implicava uma quase absoluta redução nos direitos daqueles que ostentavam essa condição, convertidos em simples propriedades dos seus donos. Com o passar do tempo, os direitos dos escravos aumentaram. ... As revoltas de escravos, tal como terceira Guerra Servil foram duramente reprimidas.

Como é o trabalho livre?

Trabalho livre é a definição que dou para o momento em que uma pessoa está engajada em atividades relacionadas à empresa, mas sem qualquer amarra com chefe, cliente, hard deadline, ou qualquer uma das limitações convencionais com as quais ela lida no dia-a-dia.