1216 km/h
1238 km/h
343 m/s
Na atmosfera o fator que afeta a velocidade do som é a temperatura. Quando a temperatura diminui com o aumento de altitude o som é refratado para cima criando uma sombra acústica. A diminuição da velocidade do som é o gradiente negativo da velocidade do som.
“Como a onda sonora se transmite por compressão e descompressão, sua velocidade depende basicamente da elasticidade do meio”, diz o físico Cláudio Furukawa, da USP. Como a água, quando comprimida, reage bem mais rápido que o ar (ou seja, tem mais elasticidade), a velocidade das ondas sonoras é maior dentro dela.
1 236,24 km/h
Quando um objeto se move a velocidades acima da velocidade do som, significa que está a uma velocidade acima de 1 Ma (1 235 km/h) ou Mach1. Se estiver a 2 Ma (2 470 km/h), Mach2 e assim sucessivamente. Velocidades superiores a 5 Ma (6 175 km/h) ou Mach5, são definidas como hipersônicas.
Se você for uma pessoa normal, uns 6 km/h. Mas existe um esporte chamado "marcha atlética" cujo objetivo é andar o mais rápido possível – sem correr.
Andar a pé equivale a deslocarmo‑nos à velocidade de cerca de quatro quilómetros por hora (4 km/h)*. Esta unidade – quilómetro por hora (km/h) –, ao contrário de outras unidades de velocidade, é‑nos familiar – sentimo-la, percebemo-la.
Corredor amador aceita desafio e vive dia de maratonista profissional | Jornal Nacional | G1. Velocidade média dos atletas profissionais em uma prova é de 20 km/h. Administrador experimenta treino de um grande maratonista olímpico.