Um quadrante é um instrumento de madeira ou latão que permite medir alturas inacessíveis. Este instrumento foi muito utilizado pelos navegadores portugueses, pelo menos desde o séc. XV, principalmente para medir alturas de astros.
O quadrante é um dos mais antigos instrumentos de navegação e é anterior até mesmo ao astrolábio e a balestilha. Formado por um quarto de círculo dividido em noventa partes, tinha como principal finalidade medir a distância percorrida através do ângulo de inclinação da Estrela Polar.
O astrolábio é um instrumento que serve para medir ângulos. Há muito tempo, há cerca de 500 anos, os navegadores portugueses que chegaram às ilhas dos Açores, Cabo Verde e ao Brasil, usaram o astrolábio para não se perderem no mar.
Desse modo, astrolábio, em tradução literal, seria “buscador de estrelas”. Na astronomia, o instrumento era utilizado para determinar a altitude dos corpos celestes. Contudo, ele também foi usado para determinar a hora, cálculo da altura de construções, profundidade de poços e auxílio nas navegações.
O astrolábio é um antigo instrumento naval, que teve muita importância na astronomia náutica, quando os astros visíveis no céu, ou seja, “as estrelas”, constituíam o principal referencial dos primeiros grandes navegadores para se localizarem em alto mar.
O astrolábio é um instrumento de medição que foi inventado pelos árabes e aperfeiçoado pelos gregos. Inicialmente era utilizado em terra, mas foi adotado pelos marinheiros a fim de calcular as distâncias das rotas marítimas.
O astrolábio é um instrumento que serve para medir a altura dos astros acima do horizonte (Figura 1). Foi produzido a partir de teorias matemáticas desenvolvida pelos gregos, principalmente Hiparco (180-120 a.C.), que é considerado um dos grandes matemáticos da Antiguidade.
Criado no século II a.C pelos árabes em Alexandria, o astrolábio foi muito utilizado desde a Alta Idade Média. Conta-se que em torno de 150 a.C, Hiparco foi o primeiro astrônomo a projetar esse aparelho. Que posteriormente era conhecido como primeiro astrolábio planisférico.
A bússola a o astrolábio podem ser tidas como invenção dos chineses. Isso porque esses dois equipamentos foram muito utilizados durantes as grandes navegações em que o homem se lançou ao mar como forma de descobrir novos territórios.
A bússola é um objeto utilizado para orientação geográfica. ... É um objeto com uma agulha magnética que é atraída para o polo magnético terrestre. Em razão da grande importância operacional da bússola, astrônomos e cartógrafos foram os principais responsáveis pela inserção desse objeto de orientação no ocidente.
Devido à sua grande importância histórica na determinação da posição dos navios no mar, o sextante é o símbolo adaptado pela navegação marítima e pelos navegadores há mais de duzentos anos. É uma evolução do astrolábio planisférico e foi muito utilizado no séc. ... XVII, o astrolábio tornou-se um instrumento obsoleto.
Alguns instrumentos marítimos são: a bússola, o astrolábio, a balestilha, e o quadrante.
Naufrágios: Antigos objetos usados na navegação
A sua finalidade é basicamente obter a posição da embarcação de modo a permitir uma navegação segura. Explicação: A bússola ,o astrolábio,a luneta,a esfera armilar e o quadrante foram os principais...