Para que uma nuvem se torne eletricamente carregada é necessário que ocorra separação de cargas elétricas. Portanto, as partículas que compões a nuvem devem possuir cargas elétricas positivas ou negativas.
Quando o ar esfria, e o vapor d'água que ele contém condensa, passa do estado gasoso para o estado líquido. O vapor d'água, misturado .
As nuvens são formadas pelo resfriamento do ar até a condensação da água, devido à subida e expansão do ar. ... Essas nuvens, ditas de "origem orográfica" também decorrem da condensação do vapor de água devido ao resfriamento adiabático do ar.
Nuvem é um conjunto de minúsculas partículas de água líquida ou de cristais de gelo - ou de ambos ao mesmo tempo - em suspensão na atmosfera. Tudo começa com a evaporação da água dos rios, lagos e oceanos, e com a transpiração das plantas.
Uma nuvem é uma massa de água suspensa na atmosfera, que se forma quando o vapor de água (que é invisível) se condensa no ar, formando gotículas de água líquida ou cristais de gelo. Há vários mecanismos pelos quais a condensação pode ocorrer.
Focos de queimada na Amazônia subiram 15% em relação a 2019. O Brasil encerrou 2020 com o maior número de focos de queimadas em uma década, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). No ano passado, o país registrou 222.
De 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2019 foram 89.
Entre 1o de janeiro e 18 de junho de 2020, houve alertas de desmatamento para 2.
Segundo o estudo “Esclarecendo a crise de queimadas na Amazônia”, existem três tipos principais de queimadas na Amazônia. O primeiro tipo de incêndio ocorre a partir do desmatamento. Primeiro, a vegetação é derrubada e deixada para secar ao sol. Em seguida, o fogo é utilizado para queimar a vegetação.
Isso acontece porque o desmatamento e, consequentemente, a queimada para limpar a área, mudam a vegetação. “Passamos a ter uma savanização, dominada por capim, que pega fogo todo ano.” ... Essas regiões estão cada vez mais vulneráveis ao fogo.