Sobreiro
Para não danificar a árvore, é necessária habilidade manual e muita experiência. Golpeia-se a cortiça no sentido vertical, escolhendo a fenda mais profunda do enguiado (as ranhuras da casca). Ao mesmo tempo, torce-se o gume do machado para separar a prancha do entrecasco.
Resposta: A cortiça pode ser considerado um verdadeiro ''couro natural'', já que sua fabricação não mata animais, não derruba árvores, não polui a água nem usa processos químicos em sua confecção, sendo assim, totalmente sustentável. Suas vantagens são que não tem desmatamento, animais não sofrem e não polui a água.
A cortiça é extraída da casca do Sobreiro, que diferente de outras árvores, não precisa ser cortada para a extração da matéria prima. Apenas a casca é retirada, enquanto o tronco da árvore continua intacto.
cortiça
Os portugueses dizem que a cortiça é o petróleo da pátria. ... Existem vários tipos de rolha, desde a castiça ou natural, com pura cortiça – usada para os vinhos de guarda, aqueles que vão ficar muito tempo na garrafa – até as chamadas "rolhas técnicas", feitas com aglomerado de cortiça e outros materiais.
A tradicional rolha de cortiça é a que mais se associa aos vinhos — seu uso é adotado como padrão de vedação das garrafas desde o século XVII. A cortiça é um material natural extraído da casca do sobreiro, árvore muito comum em Portugal — por isso, esse país é o maior produtor de cortiça do mundo.
Ferva água em uma panela por alguns minutos e apague o fogo. Coloque as rolhas na água e tampe a panela. Em apenas 2 ou 3 minutos as rolhas devem mostrar alguns sinais de amolecimento. Quando sentir que a rolha já começou a amolecer, lave-a em água fria (previamente fervida e resfriada) para resfriá-la.
Sobreiro é uma espécie de carvalho do qual se extrai a cortiça. Em Portugal, árvore é considerada a joia da agricultura.
Nativo do sul da Europa e do norte da África, o sobreiro foi introduzido no Brasil, a princípio, apenas como espécie ornamental. Sua principal característica, no entanto, é a casca esponjosa pela qual a cultivam, em especial nos países do Mediterrâneo e na Califórnia, industrializada como cortiça.
Só precisa de um pouco de papel vegetal. Enrole a rolha de cortiça com o papel vegetal e insira-a na abertura da garrafa. Porque é que funciona? O papel vegetal atua como um lubrificante, fazendo com que seja mais fácil voltar a inserir a rolha na garrafa.
As rolhas tradicionais são feitas com casca de árvore. Mas não de qualquer uma. Só o sobreiro, nativo da região mediterrânea, produz cortiça, a matéria-prima da rolha. É preciso que a árvore tenha no mínimo 40 anos para que se possa extrair a casca.
Fique de olho e, quando ficar do jeito que quer, misture 1 1/2 colheres de sopa de água oxigenada em uma xícara de água em uma tigela. Mergulhe a parte clareada na água oxigenada para neutralizar a água sanitária. Aguarde 20 minutos e, em seguida, lave as rolhas cuidadosamente com água fria.
Na verdade, o único truque que foi eficaz para eliminar o sabor desagradável de algumas cortiça do vinho é bastante simples: basta mergulhar, por alguns minutos, um pouco de “film” de plástico para alimentos em vinho.
Odor desagradável Reconhece-se o bouchonné pelo odor. O vinho apresenta um cheiro de mofo, que lembra o de papelão molhado, pano de chão úmido ou cachorro que brincou na chuva. ... A presença mínima desse composto, embora não faça mal para a saúde, pode comprometer o vinho porque torna sua degustação terrível.
Saiba o que você deve fazer e se pode beber o vinho. "Se uma rolha se desintegra e cai de novo na garrafa, a solução mais simples é filtrar o vinho através de uma malha fina - ou gaze ou peneira, dependendo de quão pequenos são os pedaços de cortiça", explica Julia Sewell, sommelier da Noble Rot.
Existem vários motivos que levam as rolhas a se partirem ou se desintegrarem: cortiça seca (que pode indicar um vinho oxidado), utilização inadequada do saca-rolhas ou um saca-rolhas com defeito, falta de habilidade em abrir a garrafa, e, até mesmo, um desgaste natural da rolha.
Esse tipo de enchedora é usado para engarrafar todo tipo de vinho, inclusive espumante. O processo de engarrafamento é simples e obedece ao princípio dos vasos comunicantes. O vinho é colocado na garrafa através da parte inferior de um tubo (sifão) cuja parte final (bico) fica abaixo do nível do vinho, no depósito.
Basta colocar a rolha de borracha na boca da garrafa, posicionar o aparelho e jogar o ar para fora. Algumas pessoas afirmam que o processo de bombeamento de ar não é dos mais simples, mas ele pode ajudar a aumentar a validade da bebida por alguns dias.
O prazo de validade das garrafas plásticas é curto: em torno de nove meses. O que exige que a produção de vinhos seja consumida com maior velocidade do que habitualmente, incentivando o consumo e exigindo um controle mais rígido sobre a venda nos supermercados, empórios e lojas especializadas.
Por exemplo, contraindo a rolha, permitindo a entrada de oxigênio, e acelerando o processo de envelhecimento do vinho. Por isso, especialistas recomendam não exceder duas semanas de armazenamento do vinho na geladeira. Recorrer à geladeira para refrescar o vinho antes de servi-lo é, sim, uma boa ideia.
Como usar uma Bomba de Vácuo para vinhos?
Segure a garrafa com firmeza, centralize o gargalo entre os discos e gire a garrafa até obter o corte completo do lacre. Produto cortante: tenha cuidado ao manuseá-lo e mantenha fora do alcance das crianças. Realize a limpeza manualmente com detergente neutro, água e esponja macia. Seque-o imediatamente.
A alavanca do saca-rolhas tem duas entradas nas laterais. Coloque-a em cima da peça de modo que essas entradas se alinhem à boca da garrafa de vinho, bem próximas à rolha em si. Gire a rolha até ela sair. Mexa o saca-rolhas de um lado a outro devagar até soltar parte da rolha.
O Cortador de Lacre para Vinho Lever é o acessório que faltava na sua casa, foi desenvolvido especialmente para remover o lacre da garrafa antes de retirar a rolha. Prático e portátil, basta apertar e torcer para remover o lacre da garrafa de vinho.
Bico dosador ou salva-gotas: acoplado ao bocal do vinho, ajuda a servir sem derramar. Tampa: substitui a rolha depois que a garrafa é aberta e conserva o vinho que não foi consumido. Colar ou anel: evita que gotas de vinho escorram pela garrafa acidentalmente.
Feito para facilitar o seu momento especial, a primeira etapa é tirar o lacre, a segunda retirar a rolha e aí é só servir o vinho e aproveitar.
Modo de Uso: Para usar o corta lacre, levante a alavanca do saca rolha, posicione a garrafa na parte debaixo, aperte com a mão direita girando o produto até que o lacre seja cortado. Levante a alavanca até ela estar toda para cima, posicione a espiral para a extração da rolha.
Black+Decker Wine Inox
O melhor saca-rolhas elétrico Para quem busca mais conforto e praticidade ou não tem muita força, vale a pena apostar em um saca-rolhas elétrico, e este modelo da Black+Decker é um dos mais recomendados. Fabricado em aço inoxidável, tem um botão que permite remover a rolha da garrafa com apenas um toque.