A diferença entre o ciclo de vida das briófitas e das pteridófitas são o seguinte : - As Briófitas são plantas avasculares, e sua fase dominante é o gametófito (produção de gametas). - Já as Pteridófitas são vasculares, e sua fase dominante é o esporófito (produção de esporos).
A reprodução das gimnospermas ocorre independentemente da água, graças aos estróbilos. ... Os grãos de pólen são levados para os estróbilos femininos principalmente pelo vento (anemofilia polinização pelo vento) e quando chega ao óvulo, o grão desenvolve o tubo polínico, que leva o gameta masculino até o gameta feminino.
O grão de pólen é extremamente resistente e garante grande eficiência reprodutiva. É por causa de seu surgimento que gimnospermas e angiospermas não dependem da água para a reprodução, pois garante que o tubo polínico faça o transporte do gameta masculino até o gameta feminino.
Resposta. Resposta: tubo polínico é um crescimento celular do grão de pólen em direção ao óvulo, que possibilita a fecundação nas plantas espermatófitas. O grão de pólen possui 2 ou mais células em seu interior, uma delas destinada à fecundação do óvulo.
Resposta. A vantagem é a independência da água pra a reprodução, permitindo assim a conquista do ambiente terrestre.
O grão de pólen é produzido na antera da flor, que é a porção terminal dos estames. O grão de pólen é essencial para a reprodução das gimnospermas e angiospermas. Essa estrutura garante que os gametas masculinos cheguem até o gameta feminino por meio da sua germinação e do surgimento do: a) estigma polínico.
Resposta. A) Micrósporo: Esporos masculino que originam o pólen. É produzido nos microsporângios. ... C) São esporos produzidos pela planta masculina responsável pela reprodução das plantas e são produzidos por meiose através dos micrósporos.
A eficiência do coletor de pólen – em uma colmeia vazia, coloca-se o coletor de pólen e a tampa. Espera-se as operárias entrarem por 15 a 20 minutos. Após esse período, verifica-se o número de pelotas que caíram na gaveta do coletor de pólen e o número de pelotas que estão nas patas das abelhas que entram na colmeia.