A heterocromatina facultativa - conforme sua nomenclatura sugere - consiste em segmentos de material genético que, em algumas células do organismo, se encontram na forma ativa (eucromatina); ao passo que, em outras, não participam da sínteses de proteína, tratando-se de heterocromatina.
Enquanto a eucromatina permite que o DNA seja replicado e transcrito, a heterocromatina está em uma estrutura condensada que não permite que DNA e RNA polimerases acessem o DNA, impedindo a replicação e transcrição do DNA. ...
Nucleossoma é, nos seres eucariontes, a unidade fundamental da cromatina. Consiste numa unidade de DNA, dividida em duas espirais, que se enrolam em torno de um disco proteico, constituído por quatro pares de proteínas chamadas histonas (H2A, H2B, H3 e H4).
A interfase é a fase mais longa do ciclo celular e dividi-se em três estapas: G1, S e G2. G1: nessa etapa, conhecida como “primeiro intervalo”, ocorre a síntese de proteínas e RNA.
Conhecem-se dois tipos de cromatina:
Na composição química da cromatina constam proteínas, DNA e RNA (este último em menor quantidade). As proteínas são de duas classes: (1) proteínas básicas, chamadas histonas; e (2) proteínas ácidas, chamadas de proteínas cromossômicas não-histônicas.
Os cromômeros, centrômero, satélite, cromatídeos e a zona SAT são as partes do cromossomo. Os cromômeros diz respeito aos engrossamentos que possuem estruturas irregulares. Já o centrômero diz respeito a constrição primária e divide o cromossomo em dois braços.
Três tipos de elementos funcionais são necessários para os cromossomos eucarióticos transmitirem fielmente o DNA das células- -mães para as células-filhas: o centrômero (assegura a segregação cromossômica correta durante a divisão celular); as origens de replicação (desencadeiam a replicação do DNA); e os telômeros ( ...
A interfase é uma das principais fases do ciclo celular e ocorre em três etapas: G1, S e G2....A célula em interfase
Após a interfase, inicia-se a divisão celular. Didaticamente, costuma-se dividir a mitose em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.
G2: depois da síntese de DNA; nessa etapa, os cromossomos já estão duplicados e há pouca síntese de RNA e proteínas. Mitose: divisão celular em que uma célula-mãe produz duas células-filhas idênticas. Basicamente, é dividida em quatro fases: Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase.