Antes da extração, a área em volta do dente será anestesiada. Os dentistas utilizam um anestésico local para amortecer a área da boca onde a extração ocorrerá. Na extração simples, uma vez que a área é anestesiada, o dente é descolado do osso com um tipo de alavanca, e então extraído com um fórceps dentário.
Os sulcos principais são depressões lineares evidentes que separam as cúspides, é um local propício ao desenvolvimento de cáries. Já os sulcos que estão sobre as superfícies internas das cúspide são chamados de sulcos secundários e são menos evidentes, com função de escoamento do alimento.
O sulco principal é curvilíneo e de concavidade voltada para vestibular. Possui uma raiz achatada no sentido mesiodistal. O segundo pré-molar inferior tem a face oclusal circular e pode apresentar variações morfológicas quanto ao número de cúspides.
Numa vista vestibular,teremos dois espaços:• Sulco interdental (ou interproximal): é o espaço que parte da área de contato emdireção incisal/ oclusal.
O ponto de contato proximal evita que a frequente impactação dos alimentos no espaço entre um dente e outro contribuam para as doenças gengivais e outras, além de evitar os problemas de mau hálito causado pelo acúmulo destes alimentos entre os dentes.