Como dito anteriormente, o fenótipo nada mais é que a totalidade das características observáveis de um indivíduo, as quais são determinadas pelo conjunto de nossos genes. Diante disso, podemos dizer que o fenótipo é a expressão do genótipo.
O fenótipo são as características observáveis ou caracteres de um organismo ou população, como: morfologia, desenvolvimento, propriedades bioquímicas ou fisiológicas e comportamento. O fenótipo resulta da expressão dos genes do organismo, da influência de fatores ambientais e da possível interação entre os dois.
O genótipo é definido como a composição genética de um indivíduo, ou seja, o conjunto de todos os genes daquele organismo. O gene, por sua vez, pode ser definido como uma sequência específica de nucleotídeos do DNA que armazena as informações hereditárias.
Genótipo é o conjunto formado pelos genes de um indivíduo que não são modificados naturalmente. O fenótipo refere-se às características visíveis que podem ser modificadas.
O gene é um segmento de uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico), responsável pelas características herdadas geneticamente. Cada gene é composto por uma sequência específica de DNA que contém um código (instruções) para produzir uma proteína que desempenha uma função específica no corpo.
Hereditariedade Específica: é aquela que transmite os agentes genéticos que determinam as características comuns a toda uma espécie. A espécie humana, por exemplo, apresenta atributos físicos e estruturais comuns a todos os seus seres e que nos diferenciam de outros animais.
Coloração dos olhos, coloração da pele, coloração de fios capilares, formato capilar, DNA, doenças, aspectos da forma do corpo, do funcionamento dos órgãos são exemplos de características hereditárias.
A hereditariedade ocorre de duas maneiras: específica e individual. Hereditariedade específica: transmissão de fatores genéticos que originam características em comum em determinados grupos. A espécie humana, por exemplo, apresenta atributos físicos e estruturais comuns a todos.
E o futuro? Sob o ponto de vista biológico a noção de herança genética é relativamente clara e consensual. A sociedade atual vive com uma “bagagem genética” herdada do passado – a conhecida herança cultural. ...
Os cromossomos são estruturas formadas por uma molécula de DNA associada a moléculas proteicas. Nas células procariontes, observamos um cromossomo circular; nos eucariontes, os cromossomos são lineares e estão localizados no interior do núcleo.
Hereditariedade é um processo genético que possibilita aos seres vivos a ação de transmitir e receber informações genéticas por meio da reprodução. ... Os agentes responsáveis pela herança de informações e características genéticas de um ser vivo para outro são os cromossomos, o DNA e os genes.
núcleo da célula
O núcleo celular é um componente exclusivo das células eucariontes que são mais complexas, por tanto, encontradas em animais, vegetais, fungos, protozoários e algas. Nele podemos encontrar o material genético (DNA), que por sua vez é responsável por carregar toda informação genética.
Os fatores hereditários dizem respeito às características humanas transmitidas dos ascendentes aos descendentes, de pais a filhos, de geração a geração.
A redescoberta dos trabalhos de Mendel, em 1900, trouxe a questão: onde estão os fatores hereditários e como eles se segregam? ... Hoje sabemos que os fatores a que Mendel se referiu são os genes (do grego genos, originar, provir), e que realmente estão localizados nos cromossomos, como Sutton havia proposto.
Denominamos de hereditariedade o fenômeno em que os genes e as características dos pais são transmitidas aos seus descendentes. As características genéticas e fenotípicas transmitidas dessa forma, por sua vez, são chamadas de hereditárias.
Portanto, não se expressão na geração F1. B)Os fatores referidos por Mendel são os genes que estão situados nos cromossomos.
Os fatores aos quais Mendel se referiu são os genes, e o par de fatores corresponde ao par de alelos de um gene localizado em cromossomos homólogos. (Fuvest-SP) Dois genes alelos atuam na determinação da cor das sementes de uma planta: A, dominante, determina a cor púrpura e a, recessivo, determina a cor amarela.
Hoje sabemos que os "fatores" aos quais Mendel se referia são, na verdade, os genes que se encontram localizados nos cromossomos. Os conhecimentos obtidos sobre essas estruturas e sobre a divisão celular, particularmente a meiose, permitem explicar melhor os resultados obtidos por Mendel.
De acordo com Mendel, as características hereditárias são condicionadas por pares de fatores hereditários. Hoje em dia, tais fatores são conhecidos como genes. As plantas puras são portadoras de apenas um tipo de fator (VV ou vv). As plantas híbridas são portadoras de um fator dominante e de um recessivo (Vv).
Genes: Sequência de DNA que codifica e determina as características dos organismos. É a unidade fundamental da hereditariedade. Genótipo: Constituição genética de um organismo. Heterozigoto: Indivíduo que apresenta dois alelos diferentes em um mesmo lócus em cromossomos homólogos.
A segunda lei de Mendel, também conhecida como lei da segregação independente, estabelece que cada par de alelos segrega-se de maneira independente de outros pares de alelos, durante a formação dos gametas.