Artigo semi-crítico: Aquele que entra em contato com a pele não íntegra ou com mucosa do paciente. Requer desinfecção de alto nível ou esterilização para uso.
O processo de limpeza, que pode ser feito manualmente, é pré requisito para garantir a desinfecção e a esterilização de artigos e instrumentais médico-cirúrgicos, devendo reduzir a carga microbiana, os contaminantes orgânicos e inorgânicos e a sujidade dos ma te riais.
Limpeza mecânica dos artigos Esta forma de limpeza reduz o risco de acidentes ocupacionais aos profissionais que trabalham na limpeza dos artigos e proporciona o registro e a padronização do processo, portanto uma melhor qualidade.
Limpeza
Para aqueles instrumentais que já estão sem brilhos, existe no mercado um produto chamado desincrustaste ácido! Assim, ele poderá revitalizar e ter ação de dar brilho para os seus instrumentais.
Os métodos químicos líquidos utilizam glutaraldeído, peróxido de hidrogênio, formaldeído ou ácido peracético. Já a esterilização de material cirúrgico pela forma gasosa utiliza o óxido de etileno. Essa técnica, que inclusive é a utilizada pela OXETIL FGF, tem uma grande vantagem.
Esterilização de materiais por meios físicos
Como fazer:
Mergulhe a ponta na água fervente para desinfetar de uma forma simples. Para esterilizar o termômetro, você pode usar uma solução desinfetante ou água fervente. Para conseguir desinfetar o termômetro por completo com água fervente, ele precisa chegar a 77 ºC. Essa é a temperatura que mata as bactérias.
Ao utilizar álcool para limpar o termômetro, certifique-se de que o produto não entrará em contato com o indicador. Para retirar manchas mais resistentes, limpe o termômetro cuidadosamente com um pano umedecido com água ou detergente. Finalize limpando com um pano seco e macio.
Nos casos em que as instruções recomendam encostar o aparelho na pele, deve-se limpar a ponta do termômetro com algodão ou gaze com álcool após o seu uso.
Higienizar: O sensor do termômetro deve ser lavado e desinfetado antes e depois de uso, guardando-o sempre limpo. (Vide capítulo Limpeza e Higienização de Equipamentos e Utensílios) 2. Calibrar: O termômetro deve ser calibrado periodicamente para que ele indique sempre a temperatura correta.
Na conservação a quente, devemos manter os alimentos à temperatura superior a 60°C por, no máximo, 6 horas. Lembre-‐se: esse período começa a contar assim que o alimento estiver pronto. Na conservação a frio, os alimentos devem ser mantidos em temperaturas abaixo de 5°C.
Termômetro espeto: Ideal para avaliar a temperatura dos alimentos pois sua haste consegue ser inserida no centro geométrico dos alimentos. Entre um alimento e outro, logo após a aferição, o mesmo deve ser higienizado. Para a aferição da temperatura com o termômetro espeto, espere 1 minuto para estabilizar.
Para monitorar e controlar é necessário utilizar termostatos. Somente dessa forma serão acionados sistemas de aquecimento ou refrigeração para manter a temperatura no valor desejado.