Trabalhar se constitui numa parte importante da vida. ... “A importância do trabalho na vida do ser humano vai muito além do fato de que, através dele, satisfazemos nossas necessidades básicas. O trabalho, por si só, é revelador da nossa humanidade, uma vez que possibilita ação transformadora sobre a natureza e si mesmo.
As sociedades tribais se caracterizam por basear sua cultura aos ritos e mitos, ao sistema de parentesco, às festas, às artes, enfim a toda a vida social, econômica, política e religiosa. Tem sua estrutura social formada por hereditariedade ou parentescos, ou ainda por chefes eleitos.
A expressão sociedade primitiva tem um sentido muito preciso nas correntes evolucionistas, designando as sociedades que representam os primórdios da civilização. ... As sociedades ditas primitivas são, neste sentido, sociedades mais simples, ou sociedades sem Estado.
Resposta. Nas chamadas sociedades tribais não existem um “mundo do trabalho”. ... Essas sociedades são conhecidas como “sociedades da abundância” ou “sociedades do lazer” na medida em que atendiam as suas necessidades matérias e sociais plenamente dedicando um mínimo de horas diárias ao que nós chamamos de trabalho.
Na sociedade moderna o trabalho foi marcado pela evolução das relações entre patrão e trabalhador assim como a ascensão do espaço urbano. ... Nesse período grande parte dos trabalhadores saíram dos campos e passaram a morar nas cidades em busca de melhores condições de vida.
Na sociedade moderna capitalista, o trabalho é caracterizado pela sua especialidade e a necessidade da qualificação da mão de obra, além da automatização trazida pela terceira Revolução Industrial. O trabalho foi profundamente modificado nas últimas décadas.
Desse modo, o que as define como sociedades capitalistas é a propriedade privada, o trabalho assalariado, o sistema de troca e uma determinada divisão social do trabalho. Podemos afirmar que o trabalho se transforma em força de trabalho quando se torna uma mercadoria que pode ser comprada e vendida.
O trabalho é definido por Karl Marx como a atividade sobre a qual o ser humano emprega sua força para produzir os meios para o seu sustento. ... A relação entre trabalho e subsistência, ou sobrevivência, era íntima e direta. Foi por essa razão que Marx definiu a força de trabalho como o bem “inalienável” do ser humano.
Essa sociedade capitalista compreende um sistema econômico em que os meios de produção são de propriedade privada, o trabalho desempenha o papel de uma mercadoria adquirida através da remuneração estabelecida em contratos e regulada pelo mercado.