Fáscias são tecidos de revestimento e envolvem estruturas do nosso corpo, como músculos e vísceras, dando a elas sustentação, posicionamento durante os movimentos, e também pontos de fixações para essas estruturas.
O tratamento através da aplicação de técnicas de indução miofascial tem como principal objetivo um rápido e completo restabelecimento da homeostasia corporal, e pode definir-se como uma combinação de pressões ligeiras mantidas, de posicionamentos específicos e estiramentos muito suaves.
Como um exercício principalmente terapêutico, o rolo de liberação miofascial ajuda a liberar a tensão muscular. Além disso, aumenta o fluxo sanguíneo para reparo e crescimento do músculo.
Melhores Rolos de Massagem para 2021
A dor miofascial, também chamada de síndrome miofascial, é um uma dor muscular que se manifesta quando um ponto específico do corpo é pressionado, sendo esse ponto conhecido como ponto de gatilho, que corresponde a um pequeno nódulo nos músculos que, quando palpado pode-se sentir um ressalto e resulta na dor local que ...
A liberação miofascial - LMF - é uma técnica similar às demais técnicas de terapia manual, possuindo característica passiva, a qual é realizada por profissionais da área da saúde, utilizando as mãos, cotovelos, dedo ou instrumentos específicos como o stick1.
A ventosa funciona quando os tecidos são liberados pelo vácuo, assim o sangue passa a ser mais oxigenado e os tecidos são nutridos pelo O2. Esse mecanismo é o que explica o alívio da tensão muscular, da fadiga e das dores no paciente.
A aplicação com ventosas: A ventosaterapia combinada com a sangria é indicada para tratar casos mais severos, estagnação de energia aguda. Assim, a sangria servirá para perfurar superficialmente a pele e as ventosas servirão para puxar o sangue.