As 6 áreas de atuação mais procuradas da Engenharia de Produção
É por isso que o engenheiro de produção pode trabalhar em praticamente qualquer tipo de indústria. Em que setores da economia trabalha um engenheiro de produção? Em vários setores tais como: – Indústrias de automóveis, eletrodomésticos, de equipamentos, etc.
Para quem é graduado em engenharia de produção, o mestrado é uma boa opção se o objetivo for se dedicar à pesquisa ou ao ensino. Isso porque as pós-graduações stricto sensu (mestrado e doutorado) são mais voltadas para a formação acadêmica e para a ciência, não para o mercado de trabalho.
Engenharia Civil
Conheça as 7 Engenharias mais bem pagas
Enquanto que na Engenharia Civil você vai trabalhar diretamente nos canteiros de obras de diversos empreendimentos, na mecânica, a atuação se volta mais para a indústria — para os maquinários, linhas de produção, ferramentas, tecnologias e outros processos.
Para quem gosta de pensar na abrangência dos processos, o curso de Engenharia de Produção é o mais recomendado. Mas se a preferência é pelos pontos específicos das máquinas, o ideal é fazer o curso de Engenharia Mecânica.
A diferença é que em cada curso, essas matérias dão ênfase às áreas técnicas da formação escolhida pelo estudante. Enquanto na Engenharia Elétrica os conhecimentos se voltam para eletrotécnica e eletrônica, na mecânica os conceitos incluem cinemática, termodinâmica, ciência dos materiais e eletricidade.
De acordo com dados divulgados pelo Catho - site brasileiro de classificados de empregos, em 2015, as sete engenharias com melhor remuneração são: engenharia ambiental e do petróleo; engenharia civil; engenharia elétrica e de automação; engenharia de produção; engenharia mecânica e metalúrgica; engenharia de ...
R$ 6.
A engenharia mais próxima da Física é a Mecânica. Elétrica é um pouco mais técnica, mas bem ligado à natureza também. Já a mecatrônica é SUPER técnica.
A diferença está, principalmente, na ênfase de cada um dos cursos. O Engenheiro Mecânico recebe uma formação destinada à compreensão de objetos e sistemas mecânicos. ... O Engenheiro Mecatrônico, por sua vez, se especializa nos sistemas e equipamentos inteligentes que dominam determinados processos.
Outro ponto negativo é que infelizmente as vagas para o profissional de automação muitas vezes é entregue para os profissionais da eletrônica ou até mesmo para o pessoal do TI, acredite! No CREA, o engenheiro de controle e automação não pode assinar muita coisa na qual ele atua.
O engenheiro de controle e automação costuma trabalhar nas indústrias de petróleo e gás, metalurgia, mineração e manufatura, além das indústrias automobilística, eletrônica, robótica e portuária. Outra área interessante para esse profissional é em empresas que fabricam sistemas automatizados de todos os tipos.