Um mapa qualitativo é aquele que exibe determinada variável no mapa por meio de cores, sem que esta possua algum tipo de hierarquia. ... Como exemplo de mapa qualitativo, podemos citar os mapas das línguas oficiais do mundo ou até mesmo os climáticos.
A palavra anamorfose tem origem na junção de dois termos gregos (aná: "sobre" + morphê: "forma"), podendo ser entendida como “formado de novo”. Os mapas anamórficos, como são conhecidas essas representações cartográficas, são elaborados a partir da análise de dados quantitativos referentes a uma determinada área.
MAPAS TEMÁTICOS QUALITATIVOS
Explicação: Cartogramas são representações qualitativas ou quantitativas. Anamorfose são representações espacial que utiliza a desproporcionalidade do fenômeno.
Resposta. Resposta: Anamorfose geográfica ou cartográfica é uma forma de representação do espaço geográfico em que há a distorção da proporcionalidade entre os territórios para adequá-los aos dados quantitativos que norteiam o mapa.
Resposta: Anamorfose pois é uma forma de representação do espaço geográfico em que há a distorção da proporcionalidade entre os territórios para adequá-los aos dados quantitativos que norteiam o mapa.
Resposta. A imagem pode ser classificada como um cartograma. Um cartograma corresponde a um mapa que apresenta uma informação quantitativa de alguma unidade espacial, mas que também conserva certa precisão, no contexto geográfico.
Os mapas em anamorfose chocam o nosso olhar adestrado, familiarizado em representações " naturalizadas " com o fundo de mapa convencional, euclidiano, onde as métricas são expressas em metros, quilômetros, hectares; onde a extensão do espaço geográfico representado limita a comunicação visual que todo mapa deveria ...
Principais projeções cartográficas