O fenômeno de adsorção pode ser entendido como o acúmulo químico e/ou físico de uma substância ou material, por mecanismos químicos, na interface entre a superfície sólida e a solução.
Talvez você estranhe o nome "adsorção" ao invés de "absorção". A diferença é proposital, porque a absorção é um fenômeno em que uma substância permeia o volume de outra (por exemplo, uma esponja absorve água), enquanto a adsorção é um fenômeno de superfície.
A adsorção dos micronutrientes é um processo de união deles com as superfícies coloidais do solo suficientemente forte para ser considerado importante no controle da sua quantidade e movimentação na solução do solo e, conseqüentemente, na sua disponibilidade para as plantas.
Toda massa de solo é composta por um conjunto de partículas sólidas que se tocam entre si, deixando espaços vazios entre elas - os poros do solo. Essas partículas são pequenos grãos de diferentes minerais. Os vazios poderão estar preenchidos com água, ar ou parcialmente com ambos.
Rocha matriz ou rocha-mãe é a rocha que se desagrega para dar origem ao solo. Se a rocha mãe for o granito, o solo terá muitos fragmentos dos minerais que formam o granito, como o quartzo, o feldspato e a mica.
Um solo bem desenvolvido é profundo e bem estruturado, isto é, apresenta os três horizontes bem definidos. Já os solos jovens praticamente não possuem horizonte B, pois apresentam o contato do manto de intemperismo com as condições superficiais de atividade orgânica.
Cada horizonte dos solos possui composições diferentes, observe: Horizonte O – Camada com alta presença de matéria orgânica, água, animais e plantas. Horizonte A – Mais escura por possuir matéria orgânica, água e sais minerais. ... Horizonte D ou R – Rocha matriz ou originária do solo.
A importância do solo para a vida dos seres vivos está relacionada com os benefícios que esse recurso pode proporcionar. Entre eles é possível citar: o fornecimento de nutrientes para a terra, proporcionando o plantio de alimentos ricos em vitaminas e minerais necessários aos seres humanos.
Basicamente, os solos formam-se a partir do processo de decomposição das rochas de origem, chamadas de rochas mãe. ... Horizonte O (horizonte orgânico) – camada externa do solo composta por material orgânico em estágio de decomposição.