A educação não- formal capacita os indivíduos a se tornarem cidadãos do mundo, no mundo. Sua finalidade é abrir janelas de conhecimento sobre o mundo que circunda os indivíduos e suas relações sociais. ... A transmissão de informação e formação política e sócio cultural é uma meta na educação não formal.
como a Educação Não Formal, poderá auxiliar a escola pública, a buscar formas de favorecer reflexão sobre essa temática, haja vista inclusive, ser tema abordado pelos Desafios Contemporâneos, propostos na BNCC.
A diferença entre o trabalho desenvolvido em espaços escolares e não escolares é que em espaços escolares o pedagogo tende a atuar de forma mais formal de acordo a teoria, nos espaços não escolares o conhecimento acontece de forma mais natural de acordo com as necessidades do dia a dia, com as experiências de vida de ...
Enquanto as possibilidades de atuação do Pedagogo estão relacionadas com as necessidades de cada ambiente de trabalho não formal, cabe a esse profissional da educação ter conhecimento do seu ambiente de trabalho e construa sua forma de trabalho, desde que seja para melhor favorecer a sociedade.
No CRAS, o pedagogo é responsável por dar as instruções, pelo planejamento e plano das atividades, relatórios das atividades e análise das situações do público atendido pela instituição. Sendo esse profissional o líder do serviço de convivência, assim, coordena todas as atividades.
As tendências pedagógicas são de extrema relevância para a Educação, principalmente as mais recentes, pois contribuem para a condução de um trabalho docente mais consciente, baseado nas demandas atuais da clientela em questão. ... Isso nada mais é do que buscar o sentido da prática docente”.
Questão 5 Quando se pensa na contribuição para a educação não formal no Brasil, deve-se considerar a atuação. do educador Paulo Freire. ... Paulo Freire era considerado um educador do povo, visto sua participação ativa no ensino popular. II: Paulo Freire atuou fortemente na Educação de Jovens e Adultos no Brasil.
O que é Educação Bancária? Para Freire, o termo "bancário" significa que o professor vê o aluno como um banco, no qual deposita o conhecimento. Na prática, quer dizer que o aluno é como um cofre vazio em que o professor acrescenta fórmulas, letras e conhecimento científico até "enriquecer" o aluno.
As tendências progressistas libertadora e libertária têm, em comum, a defesa da autogestão pedagógica e o antiautoritarismo. A escola libertadora, também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido.
As tendências pedagógicas surgiram a partir dos diferentes pensamentos filosóficos e os autores de forma geral concordam em classificá-las em dois grupos: Tendência Pedagógica Liberal e Tendência Pedagógica Progressista. ... Tendências Pedagógicas é um assunto bastante cobrado em concursos públicos.
Escolas brasileiras se dividem principalmente entre sete linhas pedagógicas
A prática escolar consiste na concretização das condições que asseguram a realização do trabalho docente.
Assim, de acordo com Libâneo (1994), essa Tendência apregoa a adaptação dos indivíduos aos valores e às reformas propaladas pela sociedade de classes por meio da evolução da cultura de cada indivíduo, por isso, é dividida nas seguintes Tendências: Tradicional, Tecnicista, Renovada Progressista e Tendência Diretiva.
O caráter político está muito inserido nessa escola. A escola progressista libertária defende a ideia de que o professor apenas orienta os alunos, sem impor ideias. ... Os educadores têm o papel de ensinarem os alunos passando experiências próprias e sua visão da realidade.