Nas plantas, a respiração ocorre em todas as partes do vegetal, mas a principal parte é a folha, pois é nesta parte em que se encontra a maior quantidade de estômatos (que são as estruturas responsáveis pelas trocas gasosas). Ao contrário da fotossíntese, a respiração dos vegetais só é feita com a ausência da luz.
As taxas de transpiração também são afetadas pela umidade relativa , que é a quantidade de vapor d'água no ar em relação à quantidade de vapor d'água que o ar pode reter. A umidade relativa aumenta conforme a temperatura diminui, porque o ar mais frio pode reter menos vapor de água do que o ar mais quente. E à medida que a umidade relativa aumenta, as taxas de transpiração diminuem, porque o ar ao redor da planta fica mais úmido. A transpiração aumenta no ar mais seco porque é mais fácil para a água que sai dos estômatos evaporar em um ar com menos umidade.
Mas, a explicação é simples: para que as plantas possam respirar, elas liberam dióxido de carbono (CO2) e absorvem o oxigênio em torno deles. Tudo isso é feito pelos estômatos, pequenos poros que podem ser encontrados nas folhas de todas as árvores, além de outras plantas vasculares.
Atenção: Às vezes a transpiração nas plantas é chamada de evaporação , mas isso está errado! Evaporação significa a evaporação da água em superfícies não vegetadas, ou seja, livres de solo e água.
As plantas húmidas ou higrófitas são plantas adaptadas a locais húmidos . Então eles desenvolveram recursos que aumentam a evaporação da água. Eles têm folhas grandes e finas com uma fina camada de cera (cutícula) e estômatos que se projetam acima da epiderme. Suas raízes também são adaptadas à umidade, pois são muito planas, ou seja, apenas curtas.
As plantas também 'suam', mas esse processo é chamado de transpiração . As plantas usam suas raízes no solo para extrair água e nutrientes. As plantas também usam grande parte dessa água para processos celulares, mas parte dela deixa a planta e vai para o ar.
A transpiração ocorre em qualquer parte da planta que esteja acima do solo, entretanto, a maior parte da transpiração acontece nas folhas. A maior perda de água ocorre pelos estômatos, pequenas aberturas circundadas por células-guarda situadas na epiderme.
A evapotranspiração é a forma pela qual a água da superfície terrestre passa para a atmosfera no estado de vapor, tendo papel importantíssimo no Ciclo Hidrológico em termos globais.
A transpiração cuticular é menos importante para a planta do que a transpiração estomática. Isso ocorre porque a transpiração cuticular libera menos água (apenas cerca de 10% da transpiração total) e não é controlada pela planta.
Ao mesmo tempo, ocorre a troca gasosa . Além da água, as plantas liberam oxigênio (O 2 ) pelos estômatos e absorvem dióxido de carbono (CO 2 ). Como a própria transpiração, o processo é necessário para a fotossíntese.
A respiração celular é um processo que envolve 3 etapas: Glicólise, que ocorre no citosol. Ciclo do ácido cítrico, que ocorre na matriz mitocondrial. Fosforilação oxidativa, que ocorre na membrana mitocondrial interna.
O monóxido de carbono é um gás inodoro, incolor e tóxico. É produzido com base na queima de compostos de carbono, na presença de pouco oxigênio (queima incompleta). A queima de combustíveis dos automóveis é uma das principais fontes de emissão de monóxido de carbono.
As características das hidrófitas são principalmente folhas fortemente articuladas com uma cutícula fina . Eles realizam trocas gasosas em toda a sua superfície e possuem grandes espaços internos nos quais podem armazenar ar. Isso é importante para que eles sempre tenham ar suficiente e não ‘sufocam’. As folhas que estão na superfície da água são construídas de forma um pouco diferente, pois têm acesso ao ar. Com eles você só encontra os estômatos na parte superior das folhas.
Além disso, está intimamente ligada à condução da seiva bruta (água + sais minerais) das raízes até as folhas. Para que haja a condução da seiva bruta, é necessária uma tensão (pressão negativa sobre a água no xilema). Tal pressão negativa é estabelecida pela transpiração.
A fotossíntese começa quando a clorofila absorve energia da luz solar. As plantas usam a energia da luz para transformar água e dióxido de carbono em oxigênio e nutrientes, chamados açúcares. As plantas utilizam parte dos açúcares e armazenam o restante. O oxigênio é liberado no ar.
Esse conteúdo foi útil para você? Aqui no blog da Giuliana Flores você encontra todas as informações para manter suas plantinhas sempre saudáveis!
A gutação é um processo de secreção de água do interior das folhas para a sua superfície através de hidátodos. ... As gotículas de água formadas por gutação podem confundir-se com as de orvalho, que não têm origem no interior da folha, mas resultam da condensação do vapor de água da atmosfera.
Os estômatos podem regular a taxa de transpiração simplesmente controlando o quão abertos ou fechados eles são por meio das células de guarda. Os estômatos mais abertos facilitam uma maior taxa de transpiração, enquanto os estômatos mais abertos reduzem a taxa de transpiração. Ter mais estômatos também permitirá mais transpiração. Ter mais ou mais folhas também aumenta o número geral de estômatos e, portanto, aumenta a taxa de transpiração.
As plantas aquáticas ou hidrófitas são plantas adaptadas à vida na água . Dois tipos de plantas aquáticas podem ser distinguidos: raízes aquáticas, como nenúfares e ervas marinhas , e plantas flutuantes (sem raízes), como calau.
Na transpiração estomática, a água evapora através dos estômatos. A planta pode abrir e fechar os estômatos, para que a evaporação possa ser regulada.
O oxigênio atmosférico, na forma de 02, é captado por plantas e animais para ser utilizado no processo da respiração. Neste processo, o oxigênio combina com o hidrogênio, formando moléculas de água.
Fatores ambientais podem afetar as taxas de transpiração. Como os estômatos se abrem durante a fotossíntese para absorver dióxido de carbono, mais luz sinalizará que os estômatos se abram, o que, por sua vez, aumentará a taxa de transpiração. As taxas de transpiração também aumentam com o aumento da temperatura. As temperaturas mais altas geralmente estão associadas à luz solar e à estação de cultivo, portanto, as temperaturas mais altas fazem com que as células-guarda abram os estômatos, enquanto o tempo frio sinaliza às células-guarda para fechar os estômatos.
A fotossíntese também desempenha outro importante papel na natureza: a purificação do ar, pois retira o gás carbônico liberado na nossa respiração ou na queima de combustíveis, como a gasolina, e ao final, libera oxigênio para a atmosfera.
Transpiração é o processo pelo qual a água contida em um corpo é eliminada devido a uma elevação de temperatura externa ou interna que a permita fluir para a superfície do mesmo corpo. Apesar de qualquer corpo contendo água em sua composição estar sujeito à transpiração.
Hormônios que estimulam o alongamento celular das plantas As auxinas são fitormônios ou hormônios estimuladores. A palavra “auxina” vem do grego auxein , que quer dizer "crescer, aumentar". A principal função da auxina é realizar movimento na planta, permitindo que a ação do sol sobre ela seja bem aproveitada.
As citocininas são hormônios vegetais que retardam o envelhecimento, atuam na germinação de sementes e, com a auxina, estimulam a divisão celular. ... Esses hormônios têm como função atuar no crescimento de gemas laterais e na germinação de sementes, retardar o envelhecimento das folhas, entre outras.