Explicação: No trecho selecionado, que abre a peça Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, o personagem- -narrador sente dificuldade de apresentar-se ao público, pois os traços que marcariam sua individualidade são partilhados por outras pessoas da mesma condição social.
Uma vida e uma morte Severina é uma expressão que que denota uma vida e morte sofridas, basta considerar que Severino é um apelido genérico dado aos retirantes nordestinos.
O diálogo travado entre os coveiros funciona como sua sentença de rendição à morte, ato máximo de seu desespero. Por outro lado, o nascimento de uma criança instala a contradição entre a opção de saltar fora da vida, desistindo dela e a alternativa de agarrar-se à existência e resistir à morte opressora.
Severina, no contexto do livro "Morte e Vida Severina" de João Cabral de Melo Neto, é uma representação do nordestino. Aquele que dá duro para sobreviver nos tempos de seca. Então, quando é usada como adjetivo, o autor quer dizer que essa morte e essa vida são sofridas.
Sina significa viver sem poder mudar nada . Viver sempre aquela vida de pobreza e miséria. 4-)A- a causa da morte -->" está morte foi matada , numa emboscada "........ ... Severino é um homem que se sente escravo da sua própria vida .
A "vida severina" é definida pela seca, pelas dificuldades causadas pela profunda desigualdade social e por uma religiosidade própria. ... Este tema, que é parte da literatura regionalista, é retomada em obras importantes como Morte e vida severina e Os Sertões.
Os severinos a quem o poema faz referência são todas as pessoas que compartilham da condição de vida miserável, que vivem na seca às margens dos cuidados públicos. ... É a morte que "combina" com a vida que levaram, sem graça e sem impacto.
Há poucas referências dos locais de passagem de Severino. Seu ponto de partida, a serra da Costela, próximo ao território paraibano, é um local fictício, diz Eduardo Pazera, professor de geografia da Universidade Federal da Paraíba.
Severino se apresenta como um em muitos ("iguais em tudo na vida"). A sua individualidade é anulada e o seu nome se torna um adjetivo já no título da obra. À moda dos autos medievais, o personagem se torna uma alegoria, uma representação de algo que é muto maior que ele.
Morte e vida Severina foi publicado em livro chamado Duas águas, no qual João Cabral de Melo Neto escreve a orelha, mas não a assina. O autor cita duas águas: a de um poema para reflexão, e de poemas para serem falados em voz alta.
João Cabral de Melo Neto
9 de outubro de 1999
Pode-se dizer que a obra Morte e Vida Severina é mais popularmente definida como o gênero literário Auto. Essa obra apresenta um híbrido do gênero épico, lírico e dramático.
Morte e vida severina, cujo subtítulo é Auto de natal pernambucano, é uma obra de João Cabral de Melo Neto. ... "Auto" porque o poema é escrito em redondilha maior, o que liga a obra ao teatro. "Pernambucano" pois o ambiente em que se passa a história é o estado de Pernambuco.
É correto afirmar que no poema dramático Morte e vida severina, de João Cabral de Melo Neto: I – O destino que as ciganas preveem para o recém-nascido é o mesmo que Severino já cumprira ao longo de sua vida, marcada pela seca, pela falta de trabalho e pela retirada.
(FUVEST-SP) É correto afirmar que no poema dramático Morte e vida severina, de João Cabral de Melo Neto: a sucessão de frustrações vividas por Severino faz dele um exemplo típico de herói moderno, cuja tragicidade se expressa na rejeição à cultura a que pertence.
Um profissional “Severino” é aquele que, além de exercer as suas funções, desempenha também outras funções, operacionais. Ele sabe onde fica tudo, sabe como ligar a máquina de xerox, arrumar a máquina de café...
Significa que ele não tem outro nome, a não ser o de batismo. O substantivo "pia" vem em clara referência ao rito batismal religioso, em que geralmente se molha a cabeça da criança sobre uma pia, a chamada "pia batismal".
A palavra Piá é muito usada na Região Sul. E significa menino, moleque, garoto. Saiba mais: Além de piá, guri também é muito usado.
Pia deriva do nome latino Pius e significa "piedosa", tendo uma ligação forte com características como "justiça", "benevolência", e claro, "piedade". E por falar nisso, Piedade também é admitido como nome próprio feminino mas admito que possa parecer pesado e demasiado ligado à religião.
Significado de Piá [Regionalismo] Designação de menino, guri, garoto, fedelho. Etimologia (origem da palavra piá). Do tupi-guarani pi'a.
Mato Grosso do Sul
pi·a
A depender da pesquisa, consideram-se como parte da PIA todas as pessoas a partir de 10, 14 ou 15 anos de idade. (As pesquisas feitas com PIA a partir de 10 anos de idade justificam-se pois a prática do trabalho infantil persiste, em detrimento do fato de ela ser proibida.)