A zona pelúcida também é revestida por células foliculares ovarianas, que nutriram o ovócito durante todo o seu desenvolvimento. Essas células têm a função de proteger o óvulo contra choques mecânicos e também de permitir a entrada de apenas um espermatozoide no gameta.
Logo abaixo da corona radiata, encontra-se a zona pelúcida, uma camada que encobre o ovócito e só desaparece completamente quando ocorre a formação do blastocisto durante o desenvolvimento embrionário.
→ Funções da corona radiata No processo de fecundação, a corona radiata será a primeira camada que o espermatozoide terá que atravessar para entrar em contato com o ovócito. Após penetrar nessa camada, o espermatozoide terá que penetrar a zona pelúcida e, por fim, fundir-se à membrana da célula reprodutiva feminina.
A zona pelúcida é encontrada envolvendo o ovócito secundário e possui papel importante na reprodução, uma vez que permite a interação dessa estrutura com o espermatozoide e impede a poliespermia.
Na fecundação natural, os espermatozoides são capacitados ao “nadar” em direção às tubas uterinas. Neste trajeto, eles entram em contato com diversas proteínas e substâncias existentes nas secreções do colo do útero, endométrio e tubas uterinas, que promovem a capacitação dos espermatozoides.
Fertilização in vitro: Como é feito: o passo-a-passo
Em média, o tratamento de Fertilização In Vitro dura entre 15 e 30 dias. No entanto, este tempo serve apenas como norteador para os casais que desejam iniciar o tratamento, pois vários fatores podem alterá-lo.
Exercício: o exercício moderado para o casal melhora as qualidades dos gametas e os resultados da FIV. Por outro lado, exercício vigoroso para as mulheres está associado com piores resultados na fertilização.
Quando os embriões são congelados, é necessário um preparo do endométrio. Inicia-se o uso de estrogênio (por exemplo Primogyna ou Oestrogel) entre o primeiro e o terceiro dia do ciclo em que fará o preparo. Após 10 dias de uso, realiza-se um ultrassom com o objetivo de avaliar o endométrio.
Os protocolos do preparo endometrial na FIV incluem o tratamento com medicamentos à base de estrogênio e progesterona, que buscam simular a fase pós-ovulatória, induzindo o espessamento deste tecido e também a reorganização de suas células.
Para engrossar o endométrio é necessário realizar um tratamento com medicamentos hormonais, como estradiol e progesterona, para estimular o crescimento do endométrio....Como engrossar o endométrio
O dia ideal para transferência do embrião ao útero também é determinada com o resultado do exame. Essa data costuma ser entre os dias 18 e 21 do ciclo menstrual da mulher, correspondentes aos dias após ovulação.
De uma maneira geral, o bebê estará pronto para vir ao mundo com 40 semanas (varia de 37 a 42 semanas). Múltiplos (gêmeos, trigêmeos, etc.): A contagem é feita da mesma forma. Se você é paciente que engravidou por fertilização “in vitro” (FIV), comece a contar 14 dias antes da transferência dos embriões para o útero.