A principal função biológica da IgA é a proteção contra microorganismos invasores como vírus e bactérias nas superfícies das mucosas, inibindo o mecanismo de aderência desses às células epiteliais.
IgE (Imunoglobulina E): importante isotipo de anticorpo que atua nos processos alérgicos, nas verminoses e protozooses. ... IgM (Imunoglobulina M): encontrada no meio intravascular, esse tipo de anticorpo funciona como receptor dos antígenos.
O fabricante recomenda seu uso para as seguintes situações: tratamento de síndromes de imunodeficiências primárias (agamaglobulinemia, imunodeficiência primária combinada, imunodeficiência comum variada, imunodeficiência ligada ao X, Síndrome de Wiskott-Aldrich), púrpura trombocitopênica idiopática e doença de Kawasaki ...
Com isso, a Terapia com Imunoglobulina contém uma ampla gama de anticorpos específicos para diferentes tipos de bactérias e vírus. Sendo assim muito eficaz em ajudar às células de defesa do corpo para matar as bactérias e os vírus.
Imunoglobulina Humana é usado para promover a imunização passiva, aumentando a concentração de anticorpos e o potencial da reação antígeno-anticorpo.
Imunoglobulinas se ligam especificamente a um ou a alguns antígenos proximamente relacionados. Cada imunoglobulina na verdade liga-se a um determinante antigênico específico. Ligação a antígeno pelos anticorpos é a função primária dos anticorpos e pode resultar em proteção do hospedeiro.
A deficiência seletiva de imunoglobulina A é um nível de IgA < 7 mg/dL com níveis normais de IgG e IgM. É a imunodeficiência primária mais comum. Muitos pacientes são assintomáticos, mas alguns desenvolvem infecções recorrentes e doenças autoimunes.
Existem duas subclasses de IgA que são a IgA1 e IgA2. A IgD é co-expressa com a IgM na superfície dos linfócitos B maduros. A presença desta imunoglobulina na membrana dos linfócitos B sinaliza que estes migraram da medula óssea para os tecidos linfóides periféricos e estão ativos.
Os anticorpos podem existir em diferentes formas conhecidas como isótipos ou classes. Nos mamíferos existem cinco isótipos diferentes de anticorpos, conhecidos como IgA, IgD, IgE,IgG e IgM com diferentes cadeias pesadas.
As principais funções efetoras das moléculas de anticorpos são o reconhecimento de antígenos, a neutralização, eliminação de patógenos e de suas toxinas.