O bebê com 30 semanas de gestação, que corresponde aos 7 meses de gravidez, já apresenta unhas dos pés bem desenvolvidas e nos meninos, os testículos já estão descendo. Nesta fase da gravidez, a maior parte dos bebê já estará virado para baixo, com a cabeça junto da pélvis e os joelhos dobrados, para facilitar o parto.
É comum a grávida sentir cólicas? Segundo os médicos, dores uterinas durante a gestação são relativamente comuns e normais desde que não sejam muito frequentes e intensas. Já se as cólicas se tornam corriqueiras e fortes, é importante relatar o fato ao obstetra que faz o acompanhamento pré-natal.
Nessa fase, é normal que a gestante se sinta mais cansada do que o habitual, sobretudo pelo peso da barriga. O tamanho dela também pode começar a incomodar, causando dores nas costas e impedindo a mamãe de fazer algumas atividades como dirigir ou agachar completamente.
A partir das 33 semanas, a diferença em relação aos bebés nascidos na data prevista é muito pouca. O risco de complicações graves ou danos permanentes devido ao parto prematuro diminui continuamente a partir das 28 semanas.
Apesar do bebê estar mais apertado dentro da barriga, a mãe ainda deve perceber que ele se mexe, pelo menos, 10 vezes por dia. Se o bebê nascer com 31 semanas ainda é considerado prematuro, mas tem boas chances de sobreviver, se nascer agora.