Para Aristóteles, todo conhecimento principia com os sentidos ou as sensações (aisthesis), de maneira que não há “nada no intelecto que não estivesse antes nos sentidos”: a sensação, portanto, não é o engano ou a mentira, como dizia Platão.
Aristóteles diz que existem seis formas ou grau de conhecimento: sensação, percepção, imaginação, memória, raciocínio e intuição. ... A teoria Platônica não permite a introdução de novas idéias no mundo inteligível, já atravez da observação, princípio Aristotélico, a introdução de novas idéias é perfeitamente possível.
Os sentidos estão ligados ás memórias, quando fazemos algo, exemplo, sente a dor decorrente do calor excessivo, ou o prazer de um clima moderado, temos contato com os sentidos, que é quando traz a informação é a memória.
Quando digo que os sentidos levam para a mente, entendo com isso que eles retiram dos objetos externos para a mente o que lhes produziu estas percepções15 (LOCKE, 1978, p. 159).
Todavia, a arte é uma técnica voltada para a produção de coisas e entretenimento, ou seja, visam uma utilidade. E ela é o conhecimento das causas que produzem as coisas. Já a ciência é um caso mais complexo. Para Aristóteles, as ciências são a busca das causas e princípios primeiros da realidade com um fim em si mesma.
Olá, As relações que podemos estabelecer entre o conhecimento científico e a filosofia é que ambas possuem o mesmo objetivo: a busca pela verdade. ... Essa é a relação que se pode estabelecer entre o conhecimento científico e a filosofia.
Qual o principal problema, segundo Aristóteles, na caracterização da natureza das ideias pelo platonismo? ... Aristóteles mostra que esse mundo das idéias, que Platão constrói metafisicamente com o objetivo de "dar razão" das coisas sensíveis, é uma duplicação do mundo das coisas que resulta totalmente desnecessária.
3. Por que, para Hume, quanto mais próximo das sensações que as originam, mais nítidas e, portanto, mais válidas são as ideias? ... Para esse filósofo, as ideias são sempre de natureza particular; o universal resulta assim desse processo de associação e de força de nosso hábito ou costume.
Teoria das ideias Para Platão o mundo era dividido em duas esferas: a esfera inteligível e a esfera sensível . Essa divisão ficou conhecida como Dualismo Platônico. ... Para ele, o mundo sensível era inferior, já que os nossos sentidos nos levam a falhas e não nos deixa conhecer a perfeição do mundo inteligível.
Platão defendia o Inatismo, nascemos como princípios racionais e ideias inatas. ... Ao contrário de Platão, Aristóteles defendia que a origem das ideias é através da observação de objetos para após a formulação da ideia dos mesmos. Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligível.