A célula vegetal, assim como a animal, é eucariótica, ou seja, possui núcleo delimitado por membrana nuclear (carioteca). Além dessa característica, essas células possuem membrana plasmática e citoplasma, estruturas comuns a qualquer célula.
As principais diferenças entre as células animais e vegetais são a presença de parede celular celulósica, plastos, vacúolos de suco celular e glioxissomos nas células vegetais e a ausência dessas estruturas na célula animal.
As organelas que estão presentes na célula vegetal mas não estão presentes na célula animal são: plastos, cloroplastos, vacúolos, amiloplasto e glioxissoma.
É a parede celular. As células vegetais possuem forma geométrica apenas por conta do formato da sua parede celular, que é muito rígida e consegue definir a forma dessas células.
Ler artigo Célula vegetal. Qual das características abaixo NÃO está presente nas células vegetais? Parede celulósica.
A parede celular, estrutura externa presente nas células de alguns seres vivos, apresenta as funções de sustentação e proteção, conferindo um reforço externo para a célula.
A explicação e' complexa, precisa entender os modelos, mas, resumindo, a célula vegetal construiu a parede celular devido sua tendência a sistema fechado em si mesmo, enquanto a célula animal não foi receptora desta estrutura porque tem a tendência a sistema aberto.
A maioria das células bacterianas possui parede celular, localizada externamente à membrana plasmática, formada por peptideoglicano ou mureína, que garante proteção e forma à célula. Além da parede, algumas bactérias possuem uma cápsula polissacarídica que envolve essa estrutura. Não pare agora...
Bactérias Gram-positivas são aquelas cujas paredes celulares não perdem a cor azul-arroxeada quando submetidas a um processo de descoloração depois de terem sido coloridas pela violeta de genciana. As que assumem um tom róseo-avermelhado quando submetidas ao mesmo processo são ditas Gram-negativas.
A principal substância que compõem a parede celular das bactérias é o peptideoglicano, cuja função é dar rigidez à parede celular das bactérias. É a sua concentração na parede das bactérias que as diferencia em Gram-positivas ou Gram-negativas.
Diferença entre bactéria Gram-positiva e Gram-negativa Já as bactérias Gram-negativas possuem uma parede de peptidoglicano mais fina que não retém o cristal violeta durante o processo de descoloração e recebem a cor vermelha no processo de coloração final.
Existem bactérias que não se coram pelo método de Gram que são conhecidos como Bacilos Álcool Ácido Resistentes (BAAR). É o caso das micobactérias, sendo seu principal representante Mycobacterium tuberculosis, causador da Tuberculose.