EQST

Qual A Finalidade Das Grgulas?

Qual a finalidade das gárgulas?

As gárgulas, na arquitetura, são desaguadouros, ou seja, são a parte saliente das calhas de telhados que se destina a escoar águas pluviais a certa distância da parede e que, especialmente na Idade Média, eram ornadas com figuras monstruosas, humanas ou animalescas, comumente presentes na arquitetura gótica.

Quais os motivos provocaram grandes mudanças na arte arquitetónica gótica?

A arte gótica acompanhou o período do renascimento urbano e comercial na Europa, disseminando-se com o poder econômico da nascente burguesia do continente. Não eram somente as catedrais que eram trabalhadas pelos arquitetos, escultores e pintores, mas também os edifícios seculares, não religiosos.

Qual a importância da arquitetura gótica?

Considerada uma arquitetura “de paredes transparentes, luminosas e coloridas”, a arquitetura gótica considera o vitral um importante elemento, pois cria uma atmosfera mística que deveria sugerir, na visão do povo medieval, as visões do Paraíso, a sensação de purificação.

Por que o arco ogival é importante para arquitetura gótica?

Como elemento arquitetônico, as gárgulas possuem a função de escoar as águas pluviais da cobertura e telhado dos edifícios góticos, impossibilitando-a de escorrer pelas paredes exteriores, degradando o local. Existem também opiniões diferentes sobre o elemento.

Para que serve o arco ogival?

Resposta. É um arco quebrado, elemento geométrico característico da arquitetura gótica que veio substituir o arco de volta perfeita utilizado no Românico.

Qual era a função dos arcos ogivais?

Com relação aos arcos, o arco ogival possuía a vantagem de poder cobrir áreas retangulares. Tais vãos anteriormente requeriam a construção de dois arcos que alcançavam alturas diferentes, criando transições difíceis para os pedreiros.

Qual a função dos arcos ogivais nas catedrais góticas?

Os arcos ogivais dessas novas construções eram mais leves e mais fortes, e por isso permitiam paredes mais altas. Com arcos mais fortes, as abóbadas precisavam também de menos pilares e cobriam, cada uma, extensões maiores da nave. Eram simples e elegantes.

Qual é o efeito dos arcos ogivais no interior das igrejas?

São responsáveis pela sustentação, além de trazer um ar místico para a igreja.

Qual era a função dos arcos pontudos nas janelas das igrejas góticas?

O arco aguçado emprestou-se para elaborar formas de interseção que se desenvolveram dentro de espaços de janela em traçado gótico complexo que forma o suporte estrutural das janelas grandes que são característico do estilo.

Por que a catedral é a principal construção do gótico?

- As catedrais góticas europeias eram construídas nas cidades urbanizadas. - Era comum a participação dos habitantes da cidade na construção das catedrais. - Presença de torres pontiagudas e esguias. A verticalidade está ligada a concepção teológica de que o homem está em busca do contato com Deus.

Que elemento arquitetônico construído na época da arte gótica melhor representa a para nós nos dias de hoje?

Como a arquitetura gótica foi uma evolução da arquitetura românica, foram desenvolvidos elementos que ajudaram nas construções góticas, como o arco de ogiva (ou quebrado) e a abóbada de cruzaria, que tornaram-se as principais características do estilo arquitetônico.