É dele a famosa frase 'Penso, logo existo', que colocou a razão no primeiro plano, dentro do movimento amplo do Iluminismoracionalismo cartesiano De um modo geral, para os racionalistas, alguns princípios lógicos fundamentais nascem conosco, ou como eles afirmam, são inatos.
Em busca de verdades irrefutáveis, o filósofo moderno René Descartes (1596-1650) estabelece o método cartesiano, que consiste em quatro regras: evidência, análise, ordem e enumeração.
Resposta: Para Descartes, a forma de alcançar o verdadeiro conhecimento é através da razão; ele acredita que se esta não for capaz de alcançá-lo, isso acontece porque é falha. Em vez de seguir os conhecimentos recebidos, basta seguir o bom senso, já que o homem é racional.
Dúvida metódica de Descartes foi utilizada para provar a existência de verdades absolutas que são de conhecimento universal, para o filósofo essa dúvida não possui falhas e sim respostas bastante exatas que não geram possibilidades de dúvida.
A dúvida é uma condição psicológica ou sentimento caracterizado pela ausência de certeza, convicção quanto a uma ideia, fato, ação, asserção ou decisão.