Assim, na realidade, a estrutura de uma proteína baseia-se na ligação de várias unidades individuais (monômeros) de aminoácidos, os quais são formados por um grupo carboxila e um grupo amino. ... Em seguida, o carbono da carboxila (ácido carboxílico) une-se ao nitrogênio do grupo amino (amina) do outro aminoácido.
Os tipos de interações que são responsáveis por manter a estrutura tridimensional de uma proteína principalmente são ligações covalentes, pontes de hidrogênio, Interações hidrofóbicas, entre outras.
ESTRUTURA TERCIÁRIA DAS PROTEÍNAS A diferença é que as cadeias laterais, além das pontes de hidrogênio, também utilizam outros tipos de força intermolecular.
A estrutura terciária de uma proteína é determinada por interacções não covalentes entre as cadeias laterais dos aminoácidos constituintes ou, em alguns casos, por interacções covalentes designadas por pontes de disssulfureto.
Mesmo a alteração de apenas um aminoácido na sequência proteica pode afetar a estrutura geral da proteína e sua função. ... O ácido glutamato, que é normalmente o sétimo aminoácido da cadeia da hemoglobina β (um dos dois tipos de cadeia proteica que formam a hemoglobina) é substituído por uma valina.