Esse é um processo relacionado com a passagem do tempo. A senescência é um período de mudanças relacionado com a passagem do tempo e que afeta a fisiologia do organismo, causando efeitos deletérios (danosos). Essas mudanças podem ser observadas em tecidos e órgãos tanto de plantas quanto de animais.
O etileno é um hormônio gasoso que atua principalmente no amadurecimento de frutos e é bastante utilizado na agricultura. ... Esse hormônio é produzido especialmente em locais que sofrem o processo de envelhecimento ou amadurecimento.
Condição da velhice ou estado de senil; decrepitude. Abatimento mental e/ou físico resultante do excesso de idade e característico da velhice.
Entende-se por envelhecimento as alterações fisiológicas que ocorrem ao longo do tempo em organismos multicelulares. Para detalhar mais um pouco, tais alterações acontecem nas moléculas e nas células que acabam por prejudicar o funcionamento dos órgãos e do organismo em geral.
No envelhecimento bem-sucedido, o organismo mantém todas as funções fisiológicas de forma robusta, seme- lhante à idade adulta. No envelhecimento usual, observa-se uma perda funcional lentamente progressiva, que não provoca incapacidade, mas que traz alguma limitação à pessoa.
Logo, podemos então considerar o envelhecimento como um processo, a velhice como uma etapa da vida, e idoso como o resultado e sujeito destes, assim como sugere Neto (2002). ... É importante que possamos entender que esta fase da vida é única e importante, e que traz modificações biopsicossociais que devem ser respeitadas.
O envelhecimento da pele tem basicamente dois componentes: o envelhecimento intrínseco, decorrente da passagem natural do tempo e o envelhecimento extrínseco, provocado por fatores ambientais que interagem com a pele. Dentre eles, o mais conhecido é o chamado fotoenvelhecimento, causado pela exposição ao sol.
“O envelhecimento é um processo em que, para cada pessoa, as mudanças físicas, comportamentais e sociais desenvolvem-se em ritmos diferentes, sendo a idade cronológica apenas um dos aspectos, entre outros, que podem ou não afetar o bem-estar do idoso” (ARGIMON; STEIN, 2005, p. 71). 2007 SOUZA et al.
O maior desafio brasileiro na atenção ao envelhecimento populacional reside na implementação das políticas públicas, que padecem de graves problemas estruturais e resultam na crescente judicialização da saúde e da assistência social.
A pessoa enfrenta a violência dos serviços públicos, a violência urbana e até a violência familiar”. A população brasileira está envelhecendo muito depressa e isso tem um custo pelo fato dos país não estar preparado, não ter políticas públicas adequadas para essa população específica.
cerca de 57% dos “muito idosos” (pessoas com mais de 80 anos) têm dificuldades em andar ou subir escadas. 39,1% apontam problemas de visão. 35,1% falam em limitações na audição. 34,4% queixam-se de dificuldades de memória e de concentração.
A Política Estadual de Saúde do Idoso, tem por objetivo garantir a Atenção Integral à Saúde das pessoas com 60 anos ou mais, promovendo a manutenção da capacidade funcional e da autonomia, contribuindo para um envelhecimento ativo e saudável.