A estrutura de um ensaio segue os moldes de um texto científico. Ela inclui título, referência bibliográfica, resumo, introdução, desenvolvimento e conclusão. A tese, principal elemento desse tipo de produção deve aparecer de maneira objetiva tanto no título como no resumo.
Um ensaio acadêmico é um texto para discutir determinado tema, de relevância teórica e científica, com base teórica em livros, revistas, artigos publicados, entre outros.
Em um ensaio analítico, o autor deve apresentar algum tipo de argumentação sobre determinado assunto — uma obra, como um romance ou um filme, ou até ideias e pensamentos. Para isso, você tem que dividir o tema em partes e buscar provas que as atestem, seja no material de análise ou da própria pesquisa.
O texto deve ser produzido em página de formato A4 (de 2 a 4 pág.), em uma única coluna, com margens de 3,5 cm (superior), 2,5 cm (inferior) e 3 cm (laterais). A fonte deve ser Times, de corpo 12. O espaçamento entre as linhas deve ser de 1,5, mas entre os parágrafos deve haver espaçamento de 6 pontos.
Normas da ABNT para ensaio científico Título do ensaio científico: Fonte com tamanho 12, caixa alta, negrito, texto deve estar centralizado. Resumo: a palavra “RESUMO” deve ser escrita em fonte 12 com letras maiúsculas. Para o texto do resumo: fonte 12, espaçamento simples e texto justificado.
É fundamental que você conheça a estrutura a seguir para realizar o seu texto com seu estilo e com qualidade.
1.
5 dicas importantes para fazer uma introdução
Toda vez que colocar uma citação curta dentro de um parágrafo é importante “colocar entre aspas as palavras do autor se o trecho for curto e não ultrapassar duas ou três linhas” (AUTOR, 2010) e indicar a autoria e ano (e se houver página, seria bom acrescentar também).
Como escrever resumo de um ensaio
Citação Direta
Como escrever a conclusão de um ensaio
10, III, da citada lei: a) "os parágrafos serão representados pelo sinal gráfico '§'"; bi) esse símbolo será "seguido de numeração ordinal até o nono e cardinal a partir deste"; c) quando existente apenas um parágrafo, usar-se-á "a expressão 'parágrafo único' por extenso".
Citação direta de lei Ao final da menção, é necessário incluir nome do autor e o ano da lei entre parênteses. Em vez de utilizar sobrenome, você deverá incluir a jurisdição da lei, que pode ser federal, estadual ou municipal. No caso da jurisdição, é importante que você utilize o nome do local de aplicação da lei.
A referência deverá seguir a seguinte o esquema:
Quando fazemos citações diretas e indiretas, utilizamos o nome do autor e o ano de publicação. Ao passo que no caso de citação de lei, devemos identificar o autor através da sua jurisdição. Isto é, se for uma lei federal, o autor é Brasil.
Código de Processo Penal. decreto lei nº 3.
Indicando título e data de publicação do documento Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 1.
BRASIL. Lei nº 10.
Legislação publicada em Diário Oficial JURISDIÇÃO, Lei nº ......, data. Ementa. Nome da publicação, local, volume, fascículo, página inicial e final, data da publicação.
Use "Organização Mundial da Saúde" como autor. Você deve começar uma referência sempre pelo nome do autor. Portanto, caso tenha utilizado um relatório criado pela OMS em seu trabalho, comece escrevendo o nome "Organização Mundial da Saúde", seguido de um ponto final.
Referência: UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Conselho Universitário. Resolução nº 01/2007, de 29 de março de 2007.