Equação reduzida da circunferência Circunferência é lugar geométrico dos pontos de um plano que distam igualmente, ou seja, de uma mesma medida – chamada raio, de um ponto fixo denominado centro. ... (x - xc)2 + (y – yc)2 = R2 → esta é a chamada equação reduzida da circunferência.
Resposta: O centro da circunferência é C = (1,-1) e raio r = √3. A equação reduzida de uma circunferência é da forma (x - x₀)² + (y - y₀)² = r², sendo C = (x₀,y₀) o centro da circunferência e r o raio. Precisamos escrever a equação x² + y² = 2(x - y) + 1 na forma reduzida.
x² - 2x + y² + 2y - 1 = 0. (x - 1)² + (y + 1)² = 3. Comprando a equação acima com a equação reduzida descrita inicialmente, podemos observar que: O centro da circunferência é o ponto C = (1,-1) e o raio da circunferência é igual a r = √3.
Dizemos que os segmentos determinados por dois pontos quaisquer da circunferência são cordas da circunferência. Distância compreendida entre o centro e a extremidade da circunferência.
Duas circunferências são consideradas externas quando não possuem pontos em comum. A condição para que isso ocorra é que a distância entre os centros das circunferências deve ser maior que a soma das medidas de seus raios. 3. Circunferências secantes.
Existem três posições possíveis entre uma circunferência e uma reta no plano: a) A reta r é secante a circunferência; ambas possuem dois pontos em comum. b) A reta r é tangente a circunferência; ambas possuem somente um ponto em comum.