O multiculturalismo é um movimento social surgido nos estados unidos e tem como objetivos principais: a luta pelos direitos civis dos grupos dominados, excluídos por conta de não pertence a uma cultura e classe social considerada superior a euro americana, branco, letrado, masculino, heterossexual e cristão.
O multiculturalismo crítico levanta a bandeira da pluralidade de identidades culturais, a heterogeneidade como marca de cada grupo e opõe-se à padronização e uniformização definidas pelos grupos dominantes. ... Apesar da sua importância, o termo multiculturalismo encontra-se ainda em construção no nosso país.
Em sua nova manifestação monocultural, os neocolonizadores da cultura dominante atacam não só os movimentos de libertação, como também qualquer preocupação política ou institucional pelos efeitos do racismo, sexismo, homofobia, xenofobia ou preconceitos de classe.
O multiculturalismo revolucionário é um multiculturalismo que desafia os processos historicamente sedimentados, através dos quais identidades de raça, classe e gênero são produzidas dentro da sociedade capitalista.
Multiculturalismo Assimilacionista: Afirma que vivemos numa sociedade multicultural, no sentido descritivo, onde todos não tem as mesmas igualdades de oportunidades.
Outra forma de multiculturalismo — o “multiculturalismo liberal”— tenta desafiar a objetificação de culturas não-dominantes visíveis no multiculturalismo conservador, sublinhando a “semelhança” intelectual entre todos os povos, ao defender que todos podem competir igualmente no mercado capitalista, se se modificarem as ...
Traço cultural é uma marca distintiva e possível de se definir dentro de uma cultura. ... Ao salientar-se a busca dos traços culturais de uma cultura, está a dar-se mais valor aos elementos que a constituem do que às relações que eles estabelecem e ao sentido do agir de uma sociedade.
Alguns traços culturais são simples objetos, ou seja, cadeira, mesa, brinco, colar, machado, vestido, carro, habitação etc. Os traços culturais não materiais compreendem atitudes, comunicação, habilidades.
Após a revisão de todos os estudos ora expostos é possível destacarmos aqueles que seriam os traços da cultura brasileira os quais essencialmente permeiam as organizações no Brasil: o jeitinho, a distância do poder e hierarquia, a flexibilidade, plasticidade, formalismo e personalismo.
Os traços culturais considerados foram: receptividade ao estrangeiro, orientação para o curto prazo, aversão à sistematização do trabalho, personalismo, protecionismo, aversão à incerteza, jeitinho brasileiro e formalismo.
Combinação dos traços culturais, isto é, diversos objetos produzidos, bem como as instituições criadas para que as manifestações culturais ocorram, por exemplo, o carnaval de rua de Salvador, na Bahia, possui trios elétricos, abadas, mas também uma rede de organizações que vendem ingressos, a prefeitura que arrecada ...
Conceito
13 A Universalidade e a Particularidade da Cultura. A universalidade diz respeito a aspectos “estruturais” da cultura, a exemplo do sexo, da idade ou natureza humana. Tende a serem idênticos em todas as sociedades, diferenciando em “particularidades”. ... A identidade Cultural faz o indivíduo se sentir membro de um grupo.
Segundo Anthony Giddens, o etnocentrismo “é a prática de julgar as outras culturas comparando-as com a nossa.” Para combater o etnocentrismo, “o papel do sociólogo é evitar 'respostas automáticas' e examinar questões complexas cuidadosamente a partir de tantos ângulos diferentes quanto possível”.