Em outras palavras, quando um conjunto de elementos, crenças, técnicas e/ou valores são aceitos por todos em um grupo de cientistas, ele se torna um paradigma. Ou seja, paradigma consiste em um padrão a ser seguido, porém mais complexo, ao contrário do que muitos utiliza o termo referindo-se a qualquer conceito geral.
Já na introdução, Kuhn apresenta a seguinte definição: “Considero “paradigmas” as realizações científicas universalmente reconhecidas que, durante algum tempo, fornecem problemas e soluções modelares para uma comunidade de praticantes de uma ciência”. (p.
Significado de Paradoxal adjetivo Que possui ou se fundamenta em paradoxo(s): ele apresentou uma teoria paradoxal. Que prefere utilizar paradoxo(s). Etimologia (origem da palavra paradoxal).
Metáfora é uma figura de linguagem em que se verifica uma comparação implícita, isto é, sem conjunção ou locução conjuntiva comparativa. Desse modo, existem metáforas impuras (mais simples, por serem diretas) e puras (mais complexas, por serem indiretas).
Poema “O laço de fita”, de Castro Alves. Metáforas são comuns na linguagem poética, que expressam através de imagens um sentido figurativo. Metáforas como “Ana é uma flor” ou “o dia foi um saco” são bastante comuns na língua portuguesa, mas normalmente não são percebidos como figuras de linguagem.
A comparação (ou símile) ocorre no processo de aproximação dos elementos de universos diferentes por meio de nexos comparativos (como, tal, qual, assim como, semelhante a, semelhante ao etc.).
Metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra que consiste na substituição de uma palavra ou expressão por outra, havendo entre elas algum tipo de ligação. Desse modo, é possível apontar a metonímia nas seguintes frases: O fazendeiro precisava de muitos braços para o trabalho daquela semana.