Isso porque as versões possuem arquiteturas diferentes, e no caso da x64 há a possibilidade de trabalhar com um número maior de memória. Enquanto isso, as versões x86, ou seja, de 32 bits, têm reconhecimento limitado da memória – apenas para até 4 GB, e que ainda serão lidos como 3,2 GB.
Do ponto de vista técnico, processadores de 32 bits têm a capacidade de processar “palavras” (sequência de bits) de até 32 bits, enquanto os de 64 bits podem trabalhar aquelas de até 64 bits, ou seja, o dobro de informações.
Resumindo. Para rodar aplicativos leves em uma máquina de configuração simples, recomenda-se utilizar uma versão 32 bits do Windows. Aqui se encaixam usuários de internet, processadores de texto, jogos simples e a imensa maioria dos programas comuns.
Basta pegarmos o número 2 e elevarmos à potência 32 – uma matemática relativamente simples. Ao efetuarmos o cálculo obtemos o resultado 4. ou seja, 4 GB. Sendo assim, temos a certeza definitiva de que o Windows de 32 bits consegue sim endereçar 4 GB de memória.
Sistemas de 32 bits só conseguem gerenciar um máximo de 3,2 GB de memória RAM. ... Com isso, um sistema de 64 bits acaba tendo uma maior capacidade de processamento. Ou seja, computadores que dispõem de mais de 4 GB de memória RAM demandam a utilização da versão de 64 bits para que o sistema utilize todo o seu potencial.
Se você possui só 2 GB de Ram a melhor opção é 32 bits pois com 2 GB de memoria 64 bits perde um pouco em desempenho porque é mais pesado que os sistema de 32 bits.
Como mudar o Windows 32 bit para 64 bit
Se o seu computador estiver configurado para instalar atualizações automaticamente, você será solicitado pelo Windows Update para instalar o SP1. Siga as instruções para instalar a atualização. Para instalar manualmente o SP1 do Windows Update: Clique no botão Iniciar > Todos os Programas > Windows Update.
Para alterar a arquitetura do Windows, é preciso reinstalar o sistema operacional. Primeiro, faça backup dos seus arquivos e crie uma mídia de instalação do Windows 8.
Para se manter atualizado, selecione Iniciar > Configurações > Atualização e Segurança > Windows Update > Windows Update e, em seguida, selecione Verifique se há atualizações.
Pressione a tecla do logotipo do Windows+R para abrir a caixa Executar. Digite services. msc na caixa Executar e pressione Enter. Clique com o botão direito do mouse no Windows Update no console de gerenciamento de Serviços e selecione Parar.