Quando usar a Termoterapia
Enquanto a compressa quente dilata os vasos sanguíneos, a versão fria possui o efeito contrário, constringindo-os e diminuindo o fluxo de sangue na região. Esse resultado faz com que o local não acumule líquidos, também amenizando inflamações e inchaços.
Tanto compressas quentes como frias podem ferir peles sensíveis e, dependendo da temperatura e do tempo de aplicação, podem até mesmo provocar queimaduras. “O ideal é deixar a compressa sobre a região por no máximo 15 minutos enrolada em um pano para amenizar a temperatura, seja quente ou fria”, recomenda Collet.
Compressa úmida e quente
Indicações: Casos agudos, isto é, os que acabaram de acontecer, após quedas, pancadas, distensões musculares ou lesões nas articulações, sendo recomendada nas primeiras 48 horas após trauma.
Mergulhe a Bolsa térmica Gel na água quente, mantendo-a por 8 a 10 minutos. Retire a bolsa da água (sem usar objetos pontiagudos) e coloque em uma capa, na Cinta Multiuso para Bolsa Térmica Gel ou envolva em uma toalha, aplicando-a na região desejada.
Para combater a dor e o inchaço no joelho O gelo deve ser aplicado de 3 a 4 vezes ao dia durante 15 a 20 minutos e deve estar enrolado numa folha de papel toalha ou uma fralda fina, por exemplo, para evitar uma queimadura na pele.