O Raio Atômico
Na tabela periódica, o raio atômico aumenta de cima para baixo na posição vertical. Já na horizontal, eles aumentam da direita para esquerda. O elemento químico que possui maior raio atômico é o Césio (Cs).
Em uma série de isoeletrônicos, onde os átomos e íons apresentam mesma quantidade de elétrons, terá o maior raio o elemento que tiver menor número atômico (Z) ou menor quantidade de prótons.
césio
Resposta. O sódio tem o maior raio atômico e o argônio, o menor. O raio atômico, nos períodos, está relacionado diretamente com a quantidade de prótons do átomo. ... Assim, a força de atração no sódio é menor, por isso o sódio acaba tendo um raio atômico maior.
É o Sódio. Ambos se situam na mesma camada, mas os protons do Alumínio estão em maior números, por esse motivo ele atrai mais fortemente os elétrons da eletrosfera, diminuindo o raio atômico. Portanto, é o Sódio, já que seus prótons são menores e a força de atração é menor em suas camadas.
Resposta. calcogênio são os elementos da família do oxigênio, o elemento de maior raio atômico é o livermório elemento químico sintético de número atômico 116.
Resposta. Resposta curta e grossa: o raio atômico deve ser analisado de acordo com o período ou a família/grupo. O frâncio está no grupo dos metais alcalinos-terrosos. Todos os elementos desta tem valência +1, logo um elétron na camada mais externa.
Como consequência disso, o telúrio atrai mais forte os elétrons e fica com o raio MENOR. Então o Sb, que está menos atraído, ficará com o raio maior. Respondendo então: Sb tem MAIOR raio que o Te.
343 pm
O contrário também é verdadeiro, quanto menor o raio atômico, mais próximos do núcleo os elétrons estarão e maior será a atração entre eles. Assim, podemos concluir o seguinte: A eletronegatividade aumenta com a diminuição do raio atômico.
185 pm
Alternativa “e”. Em uma família da Tabela Periódica, o raio atômico aumenta de acordo com o aumento do número atômico, ou seja, de cima para baixo. Assim, na família dos metais alcalinos, o raio atômico aumenta na ordem: Li < Na < K < Rb < Cs.
60 pm
Denomina-se raio iônico o tamanho de um íon. O estudo dessa propriedade é dependente do conhecimento sobre raio atômico e íons. Raio atômico: é a medida do tamanho de um átomo neutro (distância teórica do núcleo até a última eletrosfera). ... Íons: átomos que perdem (cátions) ou ganham elétrons (ânions).
I - Quanto menor o raio do íon, maior será sua quantidade de elétrons quando comparado com seu átomo. Alternativa incorreta, pois quanto menor o raio do ion, menor a quantidade de eletrons quando comparado com seu atomo. II - O potencial de ionização aumenta à medida que o raio atômico aumenta em uma família.
Ou seja, o Na tem um raio maior, pois ele está no estado fundamental, com 11 elétrons, e, 3 níveis (ou camadas). E por ter 3 níveis, diferente do Na+ que tem apenas 2 níveis (que no caso ele doou 1 elétron), o Na é considerado ter um raio maior.
a) O raio atómico do potássio (19K) é maior. Justificação: Sendo que o raio atómico aumenta ao longo do grupo e estando estes dois elementos no mesmo grupo (1° grupo/grupo dos metais alcalinos), o elemento com o maior número atómico tem o maior raio atómico pois estão no mesmo grupo.
Em um grupo o mesmo cresce de cima para baixo. Em um grupo quem tem maior número de níveis energético terá maior raio atômico. Isso explica o fato do potássio ter maior raio atômico que o sódio.
Para determinar o raio iônico de cada um, é necessário relembrar conceitos importantes: O raio do átomo neutro é sempre maior que o raio do cátion (como temos na alternativa a); O íon que apresenta o menor número atômico sempre possui o maior raio (como temos nas alternativas b, c, d).
Entre isoeletrônicos (átomos com mesmo número de elétrons), o maior raio é sempre do ânion. O cátion monovalente sódio (Na+) apresenta número atômico igual a 11, 11 prótons e 10 elétrons. O ânion monovalente fluoreto (F-) apresenta número atômico igual a 9, 9 prótons e 10 elétrons).
Logo, o íons selênio é o maior entre as opções.
Professor Kelvin O. Eles estão comparativamente em maior quantidade não é mesmo? Essa repulsão faz o raio iônico aumentar. Consequentemente o maior raio iônico é o do O2-.
Resposta. É Fe3+ porque tem menor número de eletrõs comparado com Fe2+, sendo assim quanto menor for o número de eletrõs(cargas negativas), maior será seu afastamento para a região mais proxima do nucleo por serem atraídos pelos protõs (cargas positivas) diminuindo seu raio atómico.
(UDESC 2008)São chamados íons isoelétricos os íons que apresentam o mesmo número de elétrons. Os íons O2-, F-, Na+ e Mg2+ são considerados isoelétricos. Com relação aos íons isoelétricos, é correto afirmar:A) Em uma série de íons isoelétricos, quanto maior o número atômico maior é o tamanho do átomo.B)7. aug 2018
As seguintes partículas, Ne, F-, Na+, O2-, Mg2+, são isoeletrônicas, isso é, possuem a mesma configuração eletrônica.