Matisse dizia que sua recuperação havia sido une seconde vie, uma segunda vida. Durante a doença, ele começou a fazer as colagens com determinação. O artista recortava formas em papel, as pintava com guache de cores vivas e as pregava nas paredes de seu quarto-ateliê.
A colagem foi desenvolvida por Braque e Picasso em torno de 1911, no final da primeira fase do cubismo, dita "analítica". Ela é justamente considerada como um dos achados mais relevantes da arte moderna e como um elemento central do cubismo. Nessa condição, a colagem é objeto de interpretações variadas.
A Colagem surgiu originalmente no Oriente, mais ou menos na mesma época em que o papel foi criado. Existem registros de que a técnica era utilizada em manuscritos na China e no Japão Medieval, e posteriormente, já era utilizada em brincadeiras infantis e como expressão artística popular, mas sem fundamentação crítica.
substantivo feminino Operação de colar ou seu efeito. Operação de depurar e limpar os vinhos, deitando-se-lhes cola, à qual se pregam todas as impurezas. Bs-art. Composição feita de elementos diversos colados sobre uma tela, papel ou papelão: uma colagem de Picasso.
A expressividade conseguida com a colagem é única e distante de todas as outras texturas. Isso levou os artistas a produzirem uma grande quantidade de produtos muito diferentes entra si, garantindo uma pluralidade artística muito rica e profunda.
A colagem foi abordada como complemento daquela arte que, agora, era produzida na fase sintética do cubismo. ... A necessidade apenas de uma superfície plana, deu espaço para que as obras de arte agora saíssem do suporte da tela ou do papel, abrindo-se à outras possibilidades em que envolvessem outros elementos.
O cubismo de colagens ou cubismo sintético (1910) foi uma fase do cubismo que se segue à fase analítica. É composto quase que inteiramente de fragmentos de materiais cortados e colados, tendo somente algumas linhas a mais para completar o desenho.
A ideia central do cubismo era apresentar relações e não formas acabadas. O objeto pintado no quadro deveria ser apreciado de diversos pontos de vistas, e não apenas de um. O público deveria questionar os ângulos pelos quais via a obra, e não se entregar ao comodismo de olhar de apenas uma forma.
Por que os cubistas multiplicaram as perspectivas em suas obras? ... A obra rejeitava o moralismo e o passado. Apresentava um novo tipo de beleza, baseado na velocidade e na elevação da violência.
Trata-se de um movimento artístico revolucionário, cuja principal característica é a observação da realidade sobre diferentes perspectivas, envolvendo a geometrização das formas e a ruptura com a representação verossímil dos objetos.
São características do cubismo: Geometrismo: representação da realidade por meio de figuras geométricas. Antitradicionalismo: rompe com os conceitos de harmonia, proporção, beleza e perspectiva. Fragmentação das formas e distorção da realidade.