Assim como a rotação traz os dias e as noites e a elevação do nível do mar, comparando-se litorais do Hemisfério Leste com os do Hemisfério Oeste, a translação também gera algumas consequências, como a definição das estações do ano e fenômenos como solstícios e equinócios.
As principais consequências, respectivamente, da rotação e da translação da Terra são a sucessão dos dias e das noites e as estações do ano. Isso se deve ao fato de a rotação ser o movimento realizado pela Terra em torno de seu próprio eixo, enquanto a translação é o movimento em que a Terra gira em torno do sol.
As consequências perceptíveis do movimento de translação, rotação e de inclinação da Terra são, respectivamente, as estações do ano e os períodos e noite e de dia.
Caso a Terra parasse de girar, provavelmente o processo seria realizado de maneira gradativa. ... Quando isso acontecesse, os dias e noites não seriam mais controlados pelo movimento de rotação da Terra (o que faz o planeta girar sobre seu próprio eixo), mas sim pelo da translação (movimentação orbital, em torno do Sol ...
Se a Terra parasse de girar de repente, tudo o que se encontra na superfície terrestre seria arrancado violentamente daqui: pessoas, árvores, animais, cidades, oceanos e até mesmo o ar da atmosfera. ... Então todos os destroços sólidos, os oceanos e a atmosfera cairiam de volta.
Se o planeta parasse de girar, a vida se extinguiria. Com a interrupção do movimento de rotação, o lado da Terra que ficasse virado para o Sol acabaria se transformando em um deserto com temperaturas altíssimas.
Desastres naturais, mudanças climáticas, superexploração de recursos naturais e o desenvolvimento humano estão mudando nosso planeta num ritmo cruel. "Terra frágil", com mais de 150 imagens surpreendentes - aéreas, terrestres e de satélite -, reúne os mais dramáticos eventos naturais e os causados pelo homem.
Da mesma forma que podemos chamar de década de 20 do século 21 o período que começa agora em 2020 e terminará no final de 2029.
2021
— A década não começa com o ano zero. Começa a contar a partir do ano 1. Se contarmos para trás, temos o -1, então pulamos o ano zero. Ao pularmos o ano zero, se contarmos 10, vamos de 1 ao 10, não de 1 a 9.
Existem dois métodos comumente usados para contar décadas. Um conta décadas desde o ano 1 (por exemplo, os anos 1981-1990 são referidos como a 199. ª década), enquanto os outros grupos agrupam os anos com os mesmos dígitos (por exemplo, os anos 1980-1989, que são conhecidos como os anos 1980).
Centenário é uma denominação empregada para aquilo (pessoa, coisa ou entidade) que já completou 100 anos (um século) de existência ou os 100 anos de uma data histórica. Diz-se: "o centenário da independência" quando se comemora cem anos da independência.
século XXI
dance-pop
9) “California gurls” – Katy Perry Tão tocada por aqui quanto Ivete Sangalo, Parangolé e Claudia Leitte, Katy foi a quarta no Hot 100 americano de 2010. Ela disse ter gravado a música como uma resposta californiana ao hino nova-iorquino “Empire state of mind”.