A principal causa da migração do campo para as grandes cidades nos países industrializados consiste no fato de se desejar substituir a mão de obra pela mecanização, o que diminui a oferta de emprego no campo.
Êxodo rural é o deslocamento ou migração de trabalhadores rurais que vão em direção aos centros urbanos. No Brasil, esse fenômeno populacional foi causado pelo crescimento da indústria e vida urbana, pois o processo de mecanização do campo tirou vários postos de trabalho.
Resposta: Êxodo rural é o termo pelo qual se designa a migração do campo por seus habitantes, que, em busca de melhores condições de vida, se transferem de regiões consideradas de menos condições de sustentabilidade a outras, podendo ocorrer de áreas rurais para centros urbanos.
Os principais fatores responsáveis pela queda do êxodo rural no Brasil são: a quantidade já escassa de trabalhadores rurais no país, exceto o Nordeste, que ainda possui uma relativa reserva de migrantes; e os investimentos, mesmo que tímidos, para os pequenos produtores e agricultores familiares.
Migração forçada – quando o indivíduo se vê obrigado a migrar de seu lugar de origem, geralmente ocorrendo por catástrofes naturais, como, por exemplo, a seca que atingiu o nordeste brasileiro no final do século XIX.
Emigrante (E + Migrante) – aquele que emigra, ou seja, vai embora de um país para viver em outro.
O que é Sazonal: Sazonal é um adjetivo que se refere ao que é temporário, ou seja, que é típico de determinada estação ou época. Estacional é sinônimo de sazonal e, como dito, consiste num período de tempo com começo, meio e fim, e que costuma regressar após um certo tempo.
Sazonalidade é quando um fator externo interfere nos resultados de um negócio. Isso pode ser de forma positiva ou negativa. É positiva quando aumenta a quantidade de vendas, como no Natal, por exemplo. E negativa quando há uma baixa, como uma sorveteria no inverno.