A fraqueza muscular pode ser um sinal ou sintoma de algumas doenças neurológicas, como esclerose múltipla (EM), doença de Parkinson, esclerose lateral amiotrófica (ELA), acidente vascular cerebral (AVC) e hérnia de disco cervical.
Sintomas de Fraqueza muscular
Sentir-se fraco por dormir mal ou não comer direito é normal, mas a fraqueza pode ser também sintoma de problemas de saúde mais sérios, como anemia, problemas hormonais ou até mesmo depressão, como explicou o endocrinologista Alfredo Halpern no Bem Estar desta quarta-feira (24).
Muitas pessoas relatam fraqueza quando o problema é na verdade fadiga. As causas comuns de fadiga incluem uma doença grave, câncer, infecção crônica (como infecção por HIV, hepatite ou mononucleose), insuficiência cardíaca, anemia, síndrome da fadiga crônica, fibromialgia e transtornos do humor (como depressão).
Remédios caseiros para fraqueza física e mental
Confira 3 receitas que podem ajudar a se sentir melhor.
6 táticas para se livrar do cansaço
Vitaminas C e D são nutrientes-chave para evitar a falta de energia
Além de praticar atividades físicas e ter uma alimentação saudável, assim como tomar um chá calmante como o de camomila, ou cápsulas de valeriana são boas opções.
O sulfato de salbutamol, substância ativa de Aerolin xarope, pertence a um grupo de medicamentos chamados broncodilatadores. O salbutamol relaxa a musculatura das paredes dos brônquios, ajudando a abrir as vias aéreas e tornando mais fácil a entrada e a saída de ar dos pulmões.
O suplemento Lavitan Energia foi desenvolvido para quem busca mais disposição. Enriquecido com 12 vitaminas e 4 minerais, ele tem zero valor calórico. Conheça alguns nutrientes presentes na fórmula: Ácido Fólico: Essencial para o crescimento e o bom funcionamento do sistema nervoso central e da medula óssea.
Todas as vitaminas do complexo B: B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotônico), B6 (piridonxina), B7 (biotina) e B9 (folato) são essenciais para extrair energia de alimentos, construção moléculas vitais e regulação do metabolismo de neurotransmissores como a serotonina.
Vitamina B também dá mais ânimo e disposição! Outros nutrientes interessantes para dar uma turbinada na energia são as vitaminas do complexo B. “As vitaminas do complexo B são fundamentais para o metabolismo dos carboidratos.
O consumo adequado de vitamina C é apontado por estudos como uma forma de ajudar a controlar quadros de ansiedade, depressão e estresse. Isso se deve ao fato da vitamina C ser um antioxidante importante.
Suplementos para reduzir fadiga